Cidade

Um novo jogo para quem adora os museus de Niterói

Já imaginou visitar e conhecer melhor os museus de Niterói virtualmente? O Salvaguarda Digital é um jogo eletrônico que propõe ampliar a forma como nos relacionamos com os patrimônios. Com ele será possível explorar, conhecer, interagir e levar consigo os patrimônios dos bairros da Boa Viagem, São Domingos e Ingá, em Niterói (RJ), de uma maneira híbrida, capaz de enfrentar os desafios impostos pela pandemia e auxiliar esses espaços no momento de retomada pós-pandemia.

O jogo de dispositivo móvel prevê tanto um tour virtual e imersivo, que pode ser feito a distância, quanto propõe aos visitantes um circuito na proximidade dos bairros dentro da lógica de passaporte cultural, onde cada patrimônio representa um ponto de check-in e os usuários colecionam “carimbos” por onde visitam.

Leia também: Saem os Alquimistas, chegam os Nômades Digitais. O Turismo de Niterói agradece +

O MAC Niterói (@macniteroi), Museu Janete Costa de Arte Popular (@museujanetecosta) e o Solar do Jambeiro (@solardojambeiro) passam a integrar o novo jogo “Salvaguarda Digital”.

Entre as possibilidades interativas que estão previstas nesta plataforma, estão desafios para serem feitos presencialmente e que ajudam a contar a história de cada patrimônio, além da possibilidade de deixar mensagens e intervenções digitais, por meio da realidade aumentada que podem ser compartilhadas com os amigos. Quem já jogou “Pokemon Go” ou pelo menos já ouviu falar neste famoso joguinho para celular, que interage com o mundo real a partir da caça às criaturas ficcionais, vai tirar o “Salvaguarda Digital” de letra.

Seguindo as novas tendências tecnológicas, a Cultura Niterói aderiu a esse novo projeto e desafio. O projeto foi apresentado pelo Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e um dos selecionados pelo Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural e está na campanha de arrecadação, que segue até o dia 17 de junho, para a elaboração do jogo. Link do financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/salvaguardadigital .

To Top