Cidades

Final de semana com Parque da Cidade movimentado por visitantes, atletas e pelo Ecotur sem Barreiras

Final de semana com Parque da Cidade movimentado por visitantes, atletas e pelo Ecotur sem Barreiras

O belíssimo Parque da Cidade teve um número expressivo de visitantes e atividades neste final de semana. Segundo informado pela Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo) cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local, turistas contemplando a paisagem panorâmica, atletas praticando parapente, visitantes tomando o café da manhã no Bistrô do Parque ou caminhando nas Trilhas e no Projeto Niterói Ecotur de Trilhas Sem Barreiras.

Foto: Mário Sousa

O Projeto Niterói Ecotur, começou as atividades no sábado (05) pelo Parque Rural do Engenho do Mato, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, seguindo pelo Caminho de Darwin. Já no domingo o projeto foi no Bosque dos Eucaliptos, localizado no Parque da Cidade. Os visitantes na sua totalidade cumpriam o distanciamento social e usavam máscaras.

Realizado pela Prefeitura de Niterói, através da Neltur, o Projeto Niterói EcoTur Trilhas sem Barreiras, com partida do Centro de Visitantes do Parque da Cidade, em São Francisco, tem parceria com o Clube Niteroiense de Montanhismo, com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e com a Secretaria Municipal de Acessibilidade. O passeio é aberto a todas as pessoas, incluindo os portadores de deficiência, com garantia de uma vaga para cadeirante por cada excursão.

Fotos: Simone Gomes

De acordo com a Neltur, os passeios são realizados duas vezes por mês, sempre aos domingos, partindo da sede do Parnit no Parque da Cidade. São gratuitos e contam com guias bilíngues. As saídas acontecem sempre às 8 horas com grupos de acordo com o nível de dificuldade de cada trilha e obedecendo todas as ações preventivas relacionadas à Covid-19.

A trilha acessível está inserida no programa da Neltur de mapeamento e visitação às 14 trilhas que compõem o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), que tem sua sede no Parque da Cidade, no Morro da Viração. As trilhas são a Colonial, Ilha do Pontal, Pedra do Santo Inácio, Bosque dos Eucaliptos, Campinho, Zé Mondrongo, Blocos, Mirante da Lagoa, Pedra Quebrada, Cunhambebe, Tapera, Platôs, São Francisco e Cafubá.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o Niterói EcoTur Trilhas sem Barreiras é uma alternativa turística consciente que atende tanto os moradores como os turistas neste tempo de Covid-19, com todos os protocolos de distanciamento social. “E, sem dúvida, pós pandemia, será um dos maiores apelos para que os turistas e os próprios moradores descubram Niterói com todo seu potencial natural, sua vegetação, trilhas, morros, um acervo ambiental exuberante” afirma Novaes.

Para os interessados que desejarem entrar em contato com o projeto e se inscrever segue o link oficial: visit.niteroi.br/niteroiecotur.