Cidades

Niterói assina convênio para conectar 500 residências à rede de esgoto

Niterói assina convênio para conectar 500 residências à rede de esgoto

A abertura da Semana do Meio Ambiente de Niterói foi marcada pela assinatura, na tarde desta segunda-feira (31), de um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente e a concessionária Águas de Niterói, para ligação gratuita de cerca de 500 residências que não estão conectadas à rede esgoto do município. O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou o protocolo de intenções para a expansão do projeto Ligado na Rede durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

O superintendente da Águas de Niterói, Felipe Turon, destacou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público e frisou que a concessionária já implantou em torno de 800 km de rede de abastecimento e 550 km de rede coletora de esgoto.

“Avançamos no município com investimentos em torno de bilhão de reais desde o início da concessão, em 1999, e com nosso trabalho, empregamos diretamente cerca de 600 funcionários, gerando emprego e renda na cidade. Temos um compromisso ambiental com o município uma vez que trabalhamos com a mesma vazão do início da Concessão (1.800 l/s), apesar do crescimento populacional, devido aos investimentos realizados para controle de perda de água potável no município. Construímos oito novas estações de tratamento de esgoto na cidade e seguimos atuando de forma a colaborar com o meio ambiente, através dos projetos desenvolvidos com o município e outros órgãos. Reforçamos que o simples afastamento do esgoto resolve um problema individual, porém a coleta pelas redes públicas e o tratamento final resolvem o problema coletivo, principalmente ambiental”,  disse o superintendente.

O convênio

O trabalho de conexão das 500 casas à rede será iniciado com a identificação das residências que não estão ligadas ao sistema coletor. A partir daí, será implantada a ligação e as famílias contempladas não precisarão pagar pela obra de integração ao sistema. Os donos dessas residências também serão incluídos na tarifa social de água e esgoto.

Os moradores dessas casas, localizadas em áreas que têm influência no sistema lagunar de Niterói, são famílias beneficiárias do Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A meta da Secretaria de Meio Ambiente é que, após a implantação da regularização de todas as ligações, 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas de Piratininga e Itaipu.

Esta iniciativa será um braço social do programa Ligado na Rede, desenvolvido pela secretaria e a concessionária Águas de Niterói. Este ano, aproximadamente 800 vistorias já foram realizadas em residências na Região Oceânica de Niterói.

Foto: Douglas Macedo