Cidades

Variante indiana preocupa não só Niterói

Variante indiana preocupa não só Niterói

O Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo identificou um caso com a variante B.1.617.2 da Índia. Trata-se de um morador de 32 anos de Campos dos Goytacazes, que viajou para a Índia e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio. É o primeiro registro da variante em solo brasileiro.

Esse passageiro circulou pelo aeroporto de Guarulhos, fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro. Ao chegar à capital fluminense, ele passou a noite em um hotel e seguiu de carro no dia 23 para Campos dos Goytacazes. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou ao município sobre o caso e a secretaria municipal disse que passou a monitorar o paciente. Na segunda (24), ele voltou para a cidade do Rio de Janeiro para cumprir isolamento em um hotel a pedido da empresa para a qual presta serviços, segundo a Prefeitura de Campos.

Variantes

A variante indiana é uma das quatro variantes do novo coronavírus consideradas de atenção em todo o mundo. Além dela, as variantes de Manaus, do Reino Unido e da África do Sul também são consideradas de atenção porque podem ser mais transmissíveis ou provocar casos mais graves de covid-19.