Cidades

Calendário atualizado de vacinação contra a Covid-19 em Niterói

Calendário atualizado de vacinação contra a Covid-19 em Niterói

A Prefeitura de Niterói retomou na última sexta-feira (14), a vacinação da segunda dose da CoronaVac em idosos e profissionais de Saúde. As gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades, desde que maiores de 18 anos, também poderão receber a vacina, conforme recomendação recente do Ministério da Saúde. O município recebeu, na quinta-feira (13), novas doses do imunizante, repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas policlínicas de Itaipu e da Engenhoca e no drive thru da UFF, no Gragoatá. No Campo de São Bento, a vacinação vai até as 16h. É preciso levar um documento de identidade com foto e data de nascimento e o comprovante de vacinação. A aplicação da segunda dose é restrita às pessoas que receberam a primeira na cidade.

Já as gestantes e puérperas podem se vacinar nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço, entre 8h e 17h. No sábado, a imunização acontece nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço, das 8h às 12h. É necessário apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência, laudo médico recente (até 6 meses) e documento que comprove o estado gestacional (ex. carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, laudo médico) ou fase de puerpério (ex. declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento).

Obs. : A vacinação será mantida enquanto durarem as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Primeira dose

A primeira dose contra a Covid-19 está sendo realizada com a vacina AstraZeneca/Oxford nesta segunda (17) e terça (18) para pessoas a partir de 30 anos que possuam comorbidade ou deficiência permanente com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na quarta (19) e quinta (20) serão vacinadas as pessoas a partir de 25 anos, na sexta (21) e no sábado (22) serão vacinadas pessoas a partir de 18 anosPessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down e doentes renais crônicos podem receber a vacina a qualquer dia, independentemente da idade.

A vacina está disponível em 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h, com exceção do Campo de São Bento que vai até as 16h. No sábado, a vacina estará disponível em duas policlínicas e no drive thru, entre 8h e 12h.

Pacientes com comorbidades devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, relatório médico atualizado (até 6 meses) no posto. Pessoas com deficiência permanente também devem apresentar esta documentação e um documento que comprove o cadastro no BPC. Já as pessoas com Síndrome de Down, devem apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência e relatório médico. A lista de comorbidades pode ser conferida no link: CONFIRA A LISTA DE COMORBIDADES +.

Em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói suspendeu a vacinação de grupos prioritários como trabalhadores da Educação, da limpeza, rodoviários, agentes da Secretaria de Ordem Pública e de trânsito.

Niterói Solidária

Quem for receber a vacina poderá ajudar com o “Niterói Solidária”, uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza nos pontos de vacinação contra a Covid-19. Mesmo quem ainda não foi vacinado pode participar e ajudar ao próximo! Mais de 35 toneladas de alimentos já foram arrecadados. O público-alvo é a população mais vulnerável da cidade e a distribuição está a cargo das instituições parceiras, como representantes da Cruz Vermelha, escoteiros e voluntários da Defesa Civil de Niterói, com o apoio de servidores e das Secretarias Regionais.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas policlínicas da Engenhoca, São Lourenço, Vital Brazil, Barreto, Itaipu, Piratininga, Clube Central (Icaraí), Campo de São Bento (Icaraí), Colégio Gomes Pereira (Largo da Batalha) e no Drive Thru no Campus da UFF no Gragoatá. Aos sábados, das 8h às 12h, no Drive Thru e em duas das policlínicas regionais.

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí

Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha

Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí