Cultura

Unilasalle promove evento para debater a diversidade da História Africana e Afro-brasileira

Unilasalle promove evento para debater a diversidade da História Africana e Afro-brasileira

O Unilasalle-RJ realizará de 17 a 21 de maio a III Semana de Africanidades, que debaterá os estudos africanos e afro-brasileiros com uma série de convidados externos, professores e egressos da própria instituição. Palestras, mesas redondas e exposição – tudo dentro do ambiente virtual – compõem a Semana de Africanidades, que trará discussões sobre o continente africano e as suas relações com o Brasil, compartilhando vivências, culturas e histórias fundamentais para fomentar outros olhares e percepções sobre a História da África e sobre a História Afro-brasileira.

“A proposta do evento é trazer à tona as muitas Áfricas existentes, valorizando a história Afro-brasileira e contribuindo para ações antirracistas tão necessárias em nossa sociedade. É incrível como a tecnologia permitiu na outra edição, e nessa não será diferente, a propagação de discussões tão relevantes. Em 2020, conseguimos divulgar as ações por diferentes plataformas e alcançamos 120 mil pessoas pelas redes sociais. Três mil delas demonstraram interesse em participar da Semana e tivemos mais de 500 inscritos em cada atividade”, afirma a professora Cecilia Guimarães, coordenadora das licenciaturas de História e Pedagogia do Unilasalle. A Semana de Africanidades é organizada pelas duas graduações em parceria com o curso de Relações Internacionais e o Núcleo de Arte e Cultura da instituição. Nesta edição o evento conta com o apoio da Associação Nacional de História – Seção Rio de Janeiro (ANPUH-RJ), do Colégio La Salle Abel, da Vogue Gallery e do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ.

Para participar, os interessados poderão ser inscrever pelo link bit.ly/3africanidades. Já as exposições virtuais podem ser acessadas pelos sites: ‘Sankofa – Memória da Escravidão da África’ (https://bit.ly/3xPy8nu) e ‘Arte Africana’ (https://bit.ly/33e8xXj).

Confira a programação

17 de maio
16h às 18h | Mesa: Cine Debate – Animes e pós-colonialismo (palestrantes: Letícia Simões e Pesquisadores do LUPPAA – Unilasalle)
19h às 21h | Palestra: Sankofa – Memória da Escravidão na África (palestrante: César Fraga)

18 de maio
16h às 18h | Mesa: Ubuntu – humanidade para com os outros (palestrantes: Simone Garrido, Elizane Lessa e Alunos da1ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Abel)
19h às 21h | Mesa: Africanidades na Música e na Literatura
Título: Umbigo do mundo – vozes ancestrais que ecoam nas rodas de samba (palestrantes: Jack Rocha e Luana Rodrigues)
Título: Quantas autoras negras você já leu? (palestrante: Evelyn Sacramento)

19 de maio
16h às 18h | Mesa: Cooperação e energia no continente africano
Título: Transição energética no continente africano – oportunidades e desafios (palestrante: Renata Albuquerque Ribeiro)
Título: O papel do IBAS e da África do Sul na promoção da cooperação técnica no continente africano (palestrante: Murilo Gomes da Costa)
19h às 21h | Mesa: Geopolítica da Covid-19 no continente africano
Título: Diplomacia da Saúde – a resposta da União Africana à Covid-19 (palestrante: Nilton Cardoso)
Título: A Covid-19 e seus impactos para o continente africano (palestrante: Anselmo Otávio)

20 de maio
16h às 18h | Mesa: Africanidades no Unilasalle-RJ – pesquisas dos egressos de História, Pedagogia e Relações Internacionais
Título: A construção da identidade negra no ensino de História na perspectiva da Lei 10.639/03 (palestrante: Ednilsa Carmen de Mendonça)
Título: História e Literatura – uma breve análise de ‘O mundo se despedaça’ de Chinua Achebe (palestrante: Caetano Hammerschlag Mendes)
Título: Mendigando por Direitos Humanos – o caso oculto dos meninos Talibés no Senegal (palestrante: Débora Jemimah Arend da Silva)
19h as 21h | Mesa: Arquitetura e urbanismo africano em 6000 anos de história de cidades (palestrante: Henrique Cunha Junior)

21 de maio
16h às 18h | Mesa: Construindo caminhos para uma educação antirracista na Educação Básica (palestrantes: Ana Cláudia Maia, Camila de Menezes e Andréa Marinho)
19h às 21h | Palestra de Encerramento
Título: Racismo estético e educação racial (palestrante: João Paulo Xavier)

Exposições Virtuais
‘Sankofa – Memória da Escravidão da África’ (https://bit.ly/3xPy8nu)
‘Arte Africana’ (https://bit.ly/33e8xXj)