Polícia

Operação prende estelionatário vendendo carteiras de habilitação

Nova ação da Corregedoria do Detran RJ, em conjunto com a Polícia Civil (4ª DP), prendeu estelionatário que oferecia falsos serviços do departamento de trânsito. Fabiano Mendes Pires, 44 anos, foi preso nesta terça-feira (11/05), na porta da sede do órgão, no Centro do Rio, com cópias de habilitações e uma máquina de débito e crédito. Quatro vítimas do falso despachante também já foram identificadas.

Segundo confissão do próprio preso, na delegacia, ele prometia carteiras de habilitação das categorias A e B pelo valor de R$ 2,4 mil. De acordo com as investigações da Corregedoria, o golpe vinha sendo aplicado há cerca de seis meses.

 

Em menos de 15 dias, duas operações bem-sucedidas foram realizadas pelo Detran RJ, em parceria com a Polícia Civil, para identificação de falsos despachantes. Somente nessas duas ações, dez pessoas foram flagradas e estão respondendo a inquérito.

A delegada Patrícia Aguiar, da 4ª DP, informou que a ação dos zangões (falsos despachantes) vem sendo monitorada pelos agentes da Corregedoria do Detran e por policiais da delegacia ao longos dos últimos meses. E que as abordagens aos cidadãos são filmadas para ajudar na identificação e comprovação de possíveis crimes.

“Os trabalhos de investigação continuarão. Vamos apurar se existe a participação de outras pessoas no esquema, pois acreditamos que Fabiano não agia sozinho” disse a delegada Patrícia Aguiar.

Em 2020, cerca de 30 pessoas foram flagradas pela Corregedoria do Detran e estão respondendo à acusação de exercício ilegal da profissão de despachante.

To Top