Cidades

Niterói preferiu substituir o pindamonhangabense cel. Moreira César pelo niteroiense Ator Paulo Gustavo

Niterói preferiu substituir o pindamonhangabense cel. Moreira César pelo niteroiense Ator Paulo Gustavo

A consulta pública que foi amplamente divulgada nas redes sociais da prefeitura, na grande mídia e na imprensa local, e que deu aos niteroienses o poder da escolha através da vontade da maioria pelo voto, se encerrou no último sábado (08) com uma vitória esmagadora dos que preferem a substituição do pindamonhagabense Coronel Moreira César, pelo niteroiense Ator Paulo Gustavo. O ator e humorista da cidade sorriso foi mais uma das mais de 420 mil vítimas da covid-19 no país e veio a falecer na noite da última terça-feira (04) por complicações da doença após 52 dias internado.

Mais de 31 mil niteroienses votaram a favor de alterar para Rua Ator Paulo Gustavo o nome da atual Rua Coronel Moreira César, em Icaraí. 90,2% dos participantes responderam “sim” à pergunta “Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?”. As mulheres responderam por cerca de 70% dos votos. O bairro de Icaraí, onde fica a Rua Moreira César, marcou presença na votação, com quase 11 mil votos. A faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida da turma de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%).

Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. Belos locais da cidade, como a Praia de Boa Viagem, o Campo de São Bento e Icaraí ganharam todo o País. Paulo morou durante a maior parte da sua vida em Niterói, em bairros como Icaraí e Santa Rosa, e também em Itaipu, na Região Oceânica. O ator costumava almoçar e tomar lanche da tarde na Beira-Mar e, segundo os funcionários, tratava todos com bom humor e alegria.

Atendendo a vontade popular, o prefeito de Niterói, Axel Grael, enviará agora uma Mensagem Executiva para a Câmara de Vereadores solicitando a alteração no nome da rua. Mais de 34 mil pessoas participaram da consulta, feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de abril. Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade. Como exemplo, o plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses.

Sobre o Coronel Moreira César

Antônio Moreira César foi um militar brasileiro. Atingiu o posto de coronel no Exército Brasileiro, na arma de infantaria. Nasceu no dia 7 de julho de 1850, em Pindamonhangaba (SP) e morreu em 4 de março de 1897 na Bahia. Antes, Moreira César já havia atuado na Revolta da Armada entre 1893 e 1894 iniciada por unidades da Marinha contra o governo do Marechal Floriano Peixoto.

Diversos relatos da história relembram o passado do Coronel Moreira César sempre por ser um homem frio, calculista, torturador, sanguinário, matador, sem nenhuma compaixão. Historicamente foi conhecido como “Coronel corta cabeças”.

O seu primeiro destaque na carreira militar acontece quando ainda tinha 33 anos de idade, em 1883, sendo o responsável pelo assassinato de Apulcro de Castro, redator do jornal “Corsário”. O episódio foi descrito por Euclides da Cunha em seu livro de sucesso “Os Sertões”. Na obra, o autor detalha o momento da morte do jornalista. Sendo encurralado por um grupo de militares no centro do Rio de Janeiro, Moreira César o atinge com uma faca nas costas até a sua morte.

Aplausos em Niterói

Moradores de Niterói organizaram uma linda homenagem ao comediante Paulo Gustavo, realizada na última quarta-feira (05), que emocionou a cidade. Às 20h, pessoas que estavam na orla aplaudiram o ator por vários minutos. Quem estava praticando atividade física na areia e até em academias pararam para participar, gravando vídeos e postando nas redes sociais. Das janelas dos apartamentos, vizinhos também bateram palmas e foi uma grande comoção em homenagem ao ator tão querido pela cidade. Os carros que passavam na rua buzinavam, apoiando a homenagem.