Cidade

Niterói aposta em plataformas digitais para evitar deslocamentos e filas em atendimentos

Uma nova realidade começa a transformar a rotina de serviços da Prefeitura de Niterói. Neste processo, estão plataformas digitais que facilitam o acesso dos cidadãos a serviços e a informações sem precisarem sair de casa, evitando, assim, a necessidade de deslocamentos e de filas para atendimentos, e contribuindo para a redução de aglomerações na cidade.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ressalta que a transformação digital aliada às políticas municipais de apoio às famílias e às empresas para redução das desigualdades, torna-se, assim, mais um instrumento de apoio no combate aos efeitos da pandemia e de melhoria da qualidade de vida da população. “A Prefeitura está trabalhando para digitalizar seus serviços, sempre com o foco na melhoria da prestação de serviços e atendimento ao cidadão. Atendimento por chat e vídeo serão, em breve, uma realidade em Niterói. Toda essa organização permitirá à Prefeitura realizar um grande trabalho de simplificação dos serviços, redução de etapas burocráticas além de proporcionar maior velocidade e qualidade do atendimento ao cidadão”, destaca a secretária.

Durante os 100 primeiros dias do governo, foi instituída uma Rede de Atendimento ao Cidadão com representantes de todas as secretarias, coordenadorias, fundações e autarquias da Prefeitura para a elaboração da Carta de Serviços. Mais de 280 agentes municipais foram envolvidos na estruturação dos serviços, inclusive atendentes, assistentes sociais, professores e agentes de saúde.

A Carta de Serviços é um catálogo com informações sobre locais, horários, canais e condições de atendimento para a sociedade acessar serviços públicos. Sua divulgação é um direito previsto no Código de Defesa ao Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017).

“Os participantes da Rede de Atendimento ao Cidadão receberam treinamentos da equipe da Seplag, via Escola de Governo e Gestão (EGG), em parceria com outros municípios, estados e também do Governo Federal. Assim, iniciamos o trabalho de formação em atendimento ao cidadão, cultura digital e linguagem simples e acessível, para que tenhamos um governo cada vez mais centrado no cidadão”, afirma a secretária.

Com o lançamento do Portal de Serviços, a Prefeitura de Niterói dá um mais um passo rumo à transformação digital, com mais eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços. No site e aplicativo do “Portal de Serviços”, resultado de todo esse esforço e que reúne serviços digitais e informações sobre todos os serviços prestados ao cidadão pela administração municipal, a população pode obter a segunda via do IPTU, do ISS, obter informações sobre os programas assistenciais na pandemia, sobre castração de animais ou coleta de lixo, entre outros. Ele pode ser acessado pelo endereço http://servicos.niteroi.rj.gov.br/ e também ser baixado nas lojas de aplicativos pelo aplicativo “Serviços ao Cidadão”.

Gestão mais participativa

Com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público por meio de uma gestão cada vez mais participativa, o Colab, que completa sete anos em novembro, foi uma das primeiras iniciativas neste processo de transformação dos serviços. Os números comprovam os resultados positivos: 68.618 usuários cadastrados, mais de 72 mil solicitações de serviços realizadas, taxa de resolução de 86%, média de 40 novas publicações por dia, 30 consultas públicas realizadas, sendo uma em vigor.

O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, ressalta que a plataforma foi desenvolvida para receber e gerenciar milhares de demandas dos cidadãos que chegam diariamente por diversos canais, que vão desde as redes sociais da Prefeitura, até a o balcão presencial de Administrações Regionais, passando pelas questões abordadas na ouvidoria da Secretaria de Saúde.

“Estamos muito animados com nossos resultados no relacionamento com o cidadão pelos meios digitais. Cada vez mais pessoas acessam os serviços e interagem com a Prefeitura pelas nossas plataformas e pelo Colab. Os cidadãos resolvem problemas, colaboram com a gestão da cidade e participam de processos de tomada de decisão pelo poder público”, afirma, lembrando ainda que a plataforma também é utilizada para fazer consultas públicas com a população. “Este ano já fizemos algumas com milhares de participantes, como a que foi para decidir sobre onde homenagear o ator Paulo Gustavo, que morreu nesta semana por complicações da Covid-19. No momento, estamos no ar com a consulta para escutar a população sobre as prioridades do plano plurianual de investimentos. Hoje, sem dúvidas, o Colab é nossa mais robusta experiência de relacionamento com o cidadão é uma iniciativa fundamental para a implementação de um governo mais digital”, acrescenta.

Para ter acesso ao Colab, o usuário deve baixá-lo na loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular à conta com o Facebook. Após instalar, é só fotografar a demanda e publicar. O Colab também pode ser usado no computador. A equipe de gestão do aplicativo direciona a reclamação para a secretaria responsável.

Atendente virtual

E as iniciativas não param por aí. O serviço do Disque Luz da Secretaria de Conservação de Serviços Públicos (Seconser) foi modernizado. Desde abril, quem buscar o serviço pelo telefone será atendido por uma atendente virtual. Por lá, o contribuinte poderá escolher entre as alternativas lâmpada apagada ou lâmpada acesa, e depois de um sinal sonoro, informar o nome e o endereço. Há também a opção de falar com a atendente caso a solicitação seja feita no horário comercial. O novo número de contato é o 0800 94 02 550.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, conta que este será o primeiro atendimento virtual da Seconser. O objetivo, de acordo com ela, é dar mais agilidade nas demandas da população, principalmente nos fins de semana. “É uma inovação de um serviço oferecido pela Seconser desde 2013. Desta forma, o Disque Luz funciona 24 horas”, acrescenta.

Transparência

No fim do ano passado, o Portal da Transparência da Prefeitura de Niterói (http://portais.niteroi.rj.gov.br/portal-da-transparencia) também ganhou uma nova versão, desta vez mais acessível aos cidadãos. Foram desenvolvidas diferentes formas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis e maior interatividade. “Com o lançamento do Novo Portal da Transparência avançamos com a pauta na cidade, demonstrando o comprometimento do governo com a transparência e a participação social”, pontua Ellen Benedetti.

To Top