Cidade

Dia das Mães: paciente curada de Covid-19 em Niterói recebe alta e vai passar a data com a família e seu bebê

Ingryd Santos passou mais de um mês internada com Covid grave, sendo entubada duas vezes

O cenário de pandemia mudou o dia a dia de todos desde o ano de 2020. Adiou encontros, as pessoas tiveram que se acostumar e se adaptar a tecnologia para matar a saudade e tornou datas comemorativas, para alguns, em um momento muito mais especial. O dia das mães, que acontece neste domingo (09), está cheio de ressignificações, principalmente para famílias que terão suas mães curadas da Covid-19, depois de terem sido internadas e passado dias longe do seu lar.

Ingryd Torres Wogel Santos, de 25 anos, estava internada desde o dia 05 de abril de 2021, no Hospital Icaraí, onde tem quase 100 leitos específicos para atender pacientes com a Covid-19. Ingryd esteve em estado grave, foi entubada duas vezes, teve seu bebê no terceiro dia de internação, e recebeu alta neste sábado para curtir seu primeiro dia das mães com seu bebê, nascido no dia 07 de abril.

“Desde que iniciou esta pandemia fizemos tudo como foi orientado. Me preocupava com minha família, meus pais e irmãos. Até o dia que engravidei e o medo aumentou, mas seguimos nos protegendo, não recebíamos visitas e trabalho era em home office. Mas então, o que mais temia aconteceu, estava com os sintomas e fui internada. Mas quando veio a internação logo se iniciou uma grande corrente de oração de tantas pessoas envolvidas que não posso mensurar. Pessoas conhecidas, outras não, família e familiares, amigos e colegas de trabalho. Todos em um só propósito. Sou muito grata a Deus pela minha recuperação, pela minha vida e também aos médicos e toda equipe de enfermagem que com muita paciência, dedicação e cuidado fizeram de tudo para que eu pudesse melhorar daquela enfermidade”, conta Ingryd.

Ingryd e seu marido esperavam por Bernardo com ansiedade, porém ela teve que fazer uma intervenção na gestação para poder cuidar da sua saúde e o que acontece com as gestantes na hora do nascimento de seus filhos não aconteceu com a paciente.

“Não conheci nem amamentei meu filho que hoje está fazendo 1 mês de vida e ainda não pude encontrá-lo. Estou muito ansiosa por este encontro que tem sido amenizado por fotos e vídeos que minha mãe envia para mim. Só penso em encontrá-lo, beijá-lo e pegar no colo pela primeira vez”, conta Ingryd, que está com uma imensa expectativa da alta hospitalar para que possa conhecer seu filho já tão amado.

Segundo a Dra Jaqueline Pais, coordenadora da clínica médica do hospital Icaraí, Ingrid está se recuperando bem do quadro respiratório e da força muscular, que são complicações comuns de um quadro grave da doença.

“Graças a uma equipe multidisciplinar experiente, da UTI e Unidade de Internação do Hospital Icaraí, a paciente vem apresentando melhora evolutiva importante e terá que continuar o acompanhamento com fisioterapia respiratória e motora em casa, após a alta hospitalar, para resolução total do quadro”, explica a dra. que ainda faz um alerta: “É importante procurar atendimento médico assim que apresentar os primeiros sintomas para que possa ser feita a avaliação e orientação adequadas do paciente”.

“Não vejo a hora desse dia chegar. E como disse minha mãe, eu também peço a Deus que me dê este presente: poder ter meu filho nos meus braços no meu primeiro dia das mães. Será maravilhoso poder passar este dia especial e marcante nas nossas vidas. Primeiro por conhecer meu filho e segundo por ser dia das mães”, diz Ingryd emocionada.

To Top