Cidades

Niterói presta esclarecimentos sobre a segunda dose da Coronavac

Niterói presta esclarecimentos sobre a segunda dose da Coronavac

A Prefeitura de Niterói divulgou um comunicado nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (4), prestando esclarecimentos sobre a segunda dose da vacina Coronavac, confira na íntegra a nota:

“Muitas pessoas estão perguntando nas redes porque a vacinação de segunda dose com coronavac não é retomada para pessoas de a partir de 66 anos. A resposta, apesar de ruim é simples: Não recebemos doses suficientes para atender a todo esse público que estava previsto para o dia 30 do mês passado. Portanto, não podemos cometer a irresponsabilidade de reabrir a vacinação sabendo que as doses não serão suficientes para grande parte das pessoas que poderiam se aglomerar em filas. Por isso, optamos por vacinar as pessoas que estão acima dessa faixa etária e que ainda não tinham ido aos postos tomar a segunda dose. Caso recebamos novas doses, o calendário publicado será rapidamente revisto para que se todos sejam contemplados o quanto antes.

Centenas de cidades do país e a maior parte das capitais sofrem com o desabastecimento de Coronavac, aqui em Niterói isso demorou a acontecer porque tínhamos feito uma robusta reserva técnica.
O principal motivo do desabastecimento é o não cumprimento da previsão da entrega de doses pelo ministério da saúde, além disso, o grande fluxo de moradores de Niterói, que haviam tomado a primeira dose em outros municípios, para tomar a segunda dose aqui, também contribuiu para a chegada a situação atual.

É muito importante afirmar que não temos em Niterói grupos que já chegaram ao intervalo entre doses considerado ideal pelo Butantã que é de 28 e, segundo o próprio diretor do instituto, mesmo que eventualmente se passe alguns dias desse intervalo, as vacinas não perdem sua validade.
Por fim, sabemos que a situação está longe da ideal e que é muito difícil lidar, no momento em que o país está, com uma campanha de vacinas tão importante onde não há doses suficientes para que se garanta a rápida e necessária imunização se toda a população. Estamos juntos com todos os Niteroienses nessa luta e buscando todos os meios para vacinar todos da melhor forma e o mais rápido possível.”