Saúde

Municípios do RJ estão sem vacinas para 2ª dose

Municípios do RJ estão sem vacinas para 2ª dose

Municípios do Rio de Janeiro estão sem doses da coronavac para completar o esquema vacinal de idosos contra a covid-19. É o caso de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Maricá, na região metropolitana, que já anunciaram o fim dos estoques das vacinas produzidas pelo Instituto Buntantã. Em outros municípios, o imunizante está perto do fim.

Em Volta Redonda, no sul fluminense, a prefeitura publicou um comunicado, informando que recebeu da Secretaria estadual de saúde 1.140 doses da coronavac, no domingo, mas que o número é insuficiente para atender todas as pessoas agendadas para a segunda dose.

Outra cidade sem as vacinas, Maricá suspendeu a campanha nesta terça-feira. O município disse que tem a expectativa de receber mais imunizantes até meados de maio para dar continuidade à aplicação da segunda dose.

Em Niterói e na Capital, as secretarias de saúde guardaram vacinas para a segunda dose da coronavac, portanto, não há falta do imunizante para completar o esquema vacinal.

No aguardo

Questionada sobre qual seria a orientação aos municípios que enfrentam falta de vacinas, a Secretaria de Estado de Saúde disse, por meio de nota, que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde quanto à ampliação do intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da coronavac.

A pasta afirmou que o quadro atual é uma suspensão temporária até receber nova remessa de imunizantes e que todas as vacinas distribuídas aos municípios seguiram as orientações do Plano nacional de Imunizações.

O Ministério da Saúde também foi procurado e disse por meio de nota que a orientação é que a população deve tomar a segunda dose da vacina mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório e reforçou que é importante completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. No entanto, não comentou a falta de vacinas. Segundo o Ministério, as recomendações foram atualizadas em uma nota técnica divulgada nesta segunda-feira pelo PNI.

O Instituto Buntantan, fabricante da Coronavac, informou que, com a chegada do IFA na semana passada, uma nova remessa de vacinas deve começar a ser entregue ao Ministério da Saúde no dia 3 de maio.

Com Agência Brasil