Notícias

Corpo de Bombeiros do RJ homenageia São Jorge

Corpo de Bombeiros do RJ homenageia São Jorge

Nesta sexta-feira (23), Dia de São Jorge, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu a imagem do santo padroeiro dos militares e do Estado do Rio de Janeiro. As comemorações incluíram fogos, toque de Alvorada, missa e carreata por nove bairros da capital fluminense. Em homenagem à data, a corporação realizou, ainda, uma breve demonstração profissional na praia de Copacabana, com apoio de helicóptero e motos aquáticas.

Fotos: Sargento BM Anderson Santos

“São Jorge é de grande importância para nós militares. Independente de credo, ele representa aquele que combate o bom combate. Estamos aqui para renovar a nossa fé para continuidade da nossa jornada, que é cheia de desafios. Quem vai a São Jorge busca proteção, esperança e confiança na abertura de caminhos. Analogamente, a população vem ao Corpo de Bombeiros em busca de esperança. Que Deus, por intermédio do padroeiro, nos dê coragem e fortaleça nossa jornada” proferiu o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Os tributos começaram às 6 horas, com queima de fogos no 3º Grupamento Marítimo (3º GMar), em Copacabana. Após o toque de Alvorada do alto da escada mecânica, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidiu missa em homenagem a São Jorge e abençoou a imagem do santo. “São Jorge é inspirador para a força que o carioca tem para vencer os obstáculos. Peço a Deus para que a celebração possa inspirar a todos e aos militares, em especial, a ter coragem para enfrentar tempos difíceis” afirmou o arcebispo.

A solenidade contou com a participação de militares da corporação, que simularam situações de socorro marítimo e aéreo. A carreata em direção ao Quartel Central ocorreu em seguida, percorrendo 13 quilômetros em carro aberto do Corpo de Bombeiros RJ. Na chegada ao Casarão Vermelho, nova queima de fogos, execução de repertório popular pela Banda Sinfônica e uma chuva de pétalas.