Niterói se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios - Niterói
Cidade

Niterói se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios

Niterói ficou em primeiro lugar entre os municípios do estado do Rio de Janeiro na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Dos 33 municípios do estado do Rio de Janeiro que foram analisados, somente três aparecem entre os cem primeiros colocados: Niterói (29º), Rio de Janeiro (71º) e Volta Redonda (97º).

O município de Niterói aparece com grande destaque em três pilares específicos do estudo: Saneamento e Meio Ambiente (12º), Inserção Econômica (16º) e Capital Humano (33º). Dentro do pilar de Saneamento e Meio Ambiente, a cidade apresenta o melhor rendimento dentre todos os 405 municípios nos seguintes indicadores: ‘cobertura do abastecimento de água’, ‘cobertura da coleta de resíduos domésticos’ e ‘destinação do lixo’.

Todas as cidades foram avaliadas a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios: Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

A pesquisa também faz um recorte de desempenho das cidades com 500 mil a 999 mil habitantes. Dos 31 municípios com este perfil populacional, Niterói ocupa a quarta posição do ranking geral, à frente de capitais como Cuiabá (MT), Teresina (PI), Aracaju (SE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e João Pessoa (PB). A cidade se destaca no pilar ‘Capital Humano’, aparecendo na primeira posição do indicador ‘taxa bruta de matrícula no ensino superior’, que compara o número de matrículas no ensino superior com a população estimada de 18 a 24 anos.

Dentre os 31 municípios, Niterói aparece em segundo lugar no indicador de ‘crescimento do PIB per capita’ e na terceira posição do indicador de ‘recursos para a pesquisa e desenvolvimento científico’, que compara o valor total dos recursos para fomento científico provenientes do CNPQ e a população do município.

No pilar Funcionamento da Máquina Pública, o município aparece na segunda posição do indicador ‘tempo para abertura de empresas’, que significa o tempo médio para abertura de empresas, levando-se em consideração o tempo na etapa de viabilidade e na etapa de registro. Já em Acesso à Educação, Niterói ocupa a segunda posição no indicador ‘alunos em tempo integral na Educação infantil’, que compara o número de matrículas no ensino infantil em tempo integral e o número de matrículas no tempo regular.

To Top