Cidades

Niterói continua na bandeira vermelha

Niterói continua na bandeira vermelha

A 25ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto (roxo) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul, Norte, Baixada Litorânea saem da bandeira roxa para a vermelha, o que aponta para uma melhora nos parâmetros epidemiológicos. As regiões da Baía da Ilha Grande, Noroeste e Metropolitana II, onde fica localizada Niterói, seguem com bandeira vermelha (risco alto). Já as regiões Serrana e Metropolitana I estão classificadas com bandeira roxa (risco muito alto. A análise compara a semana epidemiológica 12 (21 a 27 de março) com a 10 (7 a 13 março) de 2021.

Evolução do Mapa de risco da Covid-19 no RJ.

O estado apresentou aumento de 44% no número de óbitos e de 7% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos SUS no estado, nesta sexta-feira (09), estão em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.

Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

A nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde prevê as seguintes recomendações para os municípios que se encontram com a sinalização de risco alto – sinalização de bandeira vermelha:

  • Medidas de Distanciamento Social;
  • Suspensão de atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas;
  • Definição de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.

Confira abaixo o painel de indicadores e a nota técnica da SES (Secretaria Estadual de Saúde):

PAINEL DE INDICADORES

NOTA TÉCNICA