Cidades

Covid-19: ocupação em UTI está em torno de 90%, diz secretário de Saúde de Niterói

Covid-19: ocupação em UTI está em torno de 90%, diz secretário de Saúde de Niterói

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que a taxa de ocupação para leitos exclusivos de UTI para Covid-19 na cidade está em torno de 90%, e em cerca de 80% de leitos clínicos para tratamento da doença, seja na rede pública ou privada.

Rodrigo Oliveira lembrou que a Prefeitura de Niterói, em conjunto com as prefeituras de Maricá, do Rio e de Itaguaí, terá um novo calendário de vacinação que vai valer a partir de 26 de abril. Segundo o secretário, nos próximos dias Niterói vai divulgar o calendário que seguirá até 24 de abril, quando todos os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde deverão estar vacinados, para então, iniciar esta nova fase, de forma planejada de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

“O momento é grave no País e no Estado do Rio de Janeiro, inspira preocupação e exige de nós, gestores públicos, decisões corretas, baseadas na ciência e, principalmente, na hora certa. Mas também exige um esforço extra da população de preservar, mesmo depois de um ano de combate à pandemia, e postura exemplar da sociedade de Niterói, um esforço maior nesse processo, nesse momento, saindo de casa quando só for muito necessário, ficando em casa sempre que possível, para que a gente consiga, ao reduzir a circulação de pessoas, reduzir também a taxa de transmissão do coronavírus. Esperamos que com as medidas restritivas, nas próximas semanas a gente consiga observar esta queda”, pontuou o secretário.