Educação

Aulas na rede municipal começam no dia 25 de forma remota

Arquivo
Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação iniciam nesta quinta-feira (25) o ano letivo de 2021 da Rede Municipal de Niterói para todos os alunos matriculados. Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil e também no Estado do Rio de Janeiro, a volta às aulas será no formato remoto. Por conta das novas restrições de circulação para conter a contaminação do coronavírus, os espaços físicos das escolas estarão fechados até o dia 4 de abril.

Na última terça-feira (23), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei 3.906/21, que institui novos feriados estaduais e antecipa os feriados de 21 e 23 de abril (Tiradentes e São Jorge) para os dias de 29 e 30 de março. Portanto, os alunos terão atividades remotas na quinta-feira (25), sábado (27) e retomam as aulas em 5 de abril, após feriado de Semana Santa.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, reafirma a preocupação de Niterói com a saúde dos alunos, profissionais de educação e seus familiares, assim como o compromisso da secretaria com o ensino público de qualidade. O ensino híbrido será adotado tão logo seja possível. “Disponibilizamos a nova plataforma pedagógica Niterói em Rede para o ensino remoto, onde será possível ter aula ao vivo, vídeos gravados, indicação de textos e links. Precisamos manter o vínculo dos professores com os alunos durante o ensino on-line até que seja possível reabrir as escolas com segurança”, disse.

Cada unidade de ensino deverá disponibilizar aos responsáveis o login e a senha de acesso ao novo ambiente virtual. Os alunos deverão acessar a plataforma em seu turno de matrícula. Está sendo divulgado pela escola e nas redes sociais da secretaria (@EducacaoNiteroi) um vídeo tutorial sobre como utilizar a plataforma a partir de celular, tablet, notebook ou computador.

Os cadernos pedagógicos “Caminhos de Aprendizagem”, que foram produzidos com conteúdos sugeridos pelos professores da rede para os alunos do Ensino Fundamental, serão disponibilizados por cada unidade assim que as escolas forem autorizadas a reabrir. Os tablets, que segundo informou a prefeitura, serão distribuídos aos alunos do Ensino Fundamental e estão em processo de aquisição e serão entregues de maneira escalonada.

O Plano de Retomada das Aulas inclui ainda que os estudantes tenham o auxílio de monitores durante as atividades on-line e um programa de recuperação dos conteúdos de 2020. Durante o ensino remoto, a Educação Infantil trabalhará a manutenção de vínculos afetivos com atividades lúdicas.