Cidades

Prefeitura divulga que vacinação para idosos acima de 86 anos começa nesta quinta-feira (18)

Prefeitura divulga que vacinação para idosos acima de 86 anos começa nesta quinta-feira (18)

A Prefeitura de Niterói divulgou a vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 86 anos a partir desta quinta-feira (18). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que possui estoque para realizar a vacinação desta faixa etária em seis policlínicas e no drive thru da UFF.  A vacinação para esse público terá prosseguimento na sexta-feira se houver doses disponíveis. A Secretaria de Saúde frisou que está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A prefeitura informou que nesta quinta, as doses da vacina estarão disponíveis nas policlínicas do Barreto, Vital Brazil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga, onde os idosos podem entrar nas unidades das 8h às 16h e a vacinação acontece até as 17h. A vacinação também será realizada na unidade drive thru no Campus Gragoatá da UFF, das 8h às 18h. É necessário apresentar documento de identidade com data de nascimento e CPF. Também foi informado pela prefeitura que a vacinação de profissionais de saúde com mais de 60 anos está suspensa até a chegada de novas doses.

Patricia Sampaio, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) especialista em Direito Administrativo, disse ao G1 que as unidades de saúde devem autorizar as imagens, filmagem do ato da vacina:

“Quando no exercício da função pública e em um local público, como são as unidades públicas de saúde, a regra é que a atuação do agente público seja transparente, de modo que a pessoa interessada possa realizar registro do ato da vacina. Há uma finalidade pública a ser protegida, que é a isonomia entre as pessoas no acesso à vacina, traduzida no respeito à fila. Além disso, tanto a população quanto a imprensa têm direito de fiscalizar que não haja violação da fila”, afirma.

Polícia investiga falsa aplicação de vacina

O vídeo feito no posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostra o momento em que a técnica de enfermagem insere a seringa e não aplica a dose. De acordo com a Prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A família do idoso foi imediatamente acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso”, informou a prefeitura de Niterói, em nota.

A técnica está sendo investigada pela Polícia Civil, assim como outros dois técnicos denunciados pelo mesmo problema, no Rio e em Petrópolis. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) também abriu inquérito para apurar as denúncias.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um segundo inquérito para apurar o caso. Os agentes já solicitaram à Secretaria Municipal de Saúde de Niterói os nomes do paciente e da técnica de enfermagem para que os dois prestem depoimento. A profissional será ouvida e terá a oportunidade de esclarecer o que aconteceu no dia da imunização.

A polícia do RJ investiga possíveis desvios relacionados à vacinação no estado. Se as investigações confirmarem os desvios de doses, ou qualquer outra irregularidade, os profissionais de saúde serão indiciados pelo crime de peculato. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

Acamados

Para os acamados, dentro da faixa etária em processo de imunização, o agendamento para vacinação pode ser feito pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. Na hora do agendamento tem que ser informado o nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

Locais de vacinação:

Drive thru: Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Policlínicas:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brasil Filho, s/nº – Vital Brasil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

Foto: Divulgação