Cidade

Nesta terça-feira (16) os postos de vacinação em Niterói estarão fechados

A Prefeitura de Niterói vai continuar vacinando idosos com mais de 87 anos na próxima quarta-feira (17). Os locais de vacinação contra a Covid-19 estarão abertos a partir das 8h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui estoque para realizar a vacinação desta faixa etária nas policlínicas do Barreto, Vital Brasil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga, onde os idosos podem entrar nas unidades das 8h às 16h e a vacinação acontece até as 17h. A imunização também será realizada na unidade drive thru no Campus Gragoatá da UFF, das 8h às 18h. É necessário apresentar documento de identidade com data de nascimento e CPF.

Nesta terça-feira (16), feriado estadual, os postos de vacinação estarão fechados. A SMS informou que está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, responsável pela distribuição das doses.

A vacinação para acamados a partir de 87 anos também terá prosseguimento na quarta-feira. O agendamento para vacinação pode ser feito pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. No e-mail para o agendamento deve ser informado o nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

“A campanha de vacinação contra a Covid-19 está sendo muito dificultada pela falta de vacinas. Estamos realizando um escalonamento da imunização, dando prioridade para trabalhadores da saúde na linha de frente e idosos, sempre calibrando com a quantidade de doses que a cidade recebe. A responsabilidade pela aquisição das vacinas é do Ministério da Saúde, que distribui para os Estados, que entregam para os municípios. Nós fazemos a operação e vacinação com a quantidade de doses que chegam na cidade”, explicou o prefeito de Niterói, Axel Grael, em pronunciamento ao vivo nas redes sociais do Município, nesta segunda-feira (15).

Nesta segunda-feira foi dia de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 87 em seis policlínicas de Niterói e no posto drive thru do Campus Gragoatá da UFF. O movimento foi considerado pequeno nos postos de saúde, mas o drive thru teve grande procura durante todo o dia.

Segundo a prefeitura, mais de 21.500 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Niterói. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, os primeiros a serem vacinados em Niterói, seguem recebendo a segunda dose da vacina. A vacinação de profissionais de saúde com mais de 60 anos está suspensa até a chegada de novas doses.

“O indicador síntese do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, que reúne 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, está em tendência de queda”, informou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira. “Esse indicador está em 6,13 e a cidade continua no estágio amarelo nível 2. Nossa taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, tanto na rede pública quanto particular, está abaixo de 50%. Mas temos que ter clareza que a pandemia não acabou e todos precisam continuar seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, com distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos e ambientes”.

Segundo os dados divulgados pela prefeitura, Niterói contabiliza 27.541 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 28.635 casos confirmados da doença e 97 pessoas em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria, e 788 óbitos.

Locais de vacinação

Drive thru: Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

O posto estará aberto das 8h às 18h e terá capacidade para atender oito veículos por vez. Os idosos não precisam sair dos carros para receberem a dose, mas precisam apresentar um documento de identidade comprovando a idade.

Policlínicas:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brasil Filho, s/nº – Vital Brasil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

Os idosos poderão entrar nas unidades das 8h às 16h e a vacinação acontecerá até 17h.

Foto: Bruno Eduardo Silva
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top