Cidade

Niterói deve retomar vacinação na quinta

A prefeitura divulgou que a vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 88 anos será retomada nesta quinta-feira (11). A retomada será possível após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ter começado, na última terça-feira (9), a distribuição de mais de 130 mil doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde no fim de semana para 92 municípios. Os lotes destinados ao Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo foram enviados na tarde desta terça, por meio de caminhões. Essas novas doses que chegam em Niterói (num total de 5.670) devem ser aplicadas no grupo prioritário determinado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Neste primeiro momento, o grupo prioritário é composto por:
– profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
– pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
– pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
– trabalhadores dessas instituições;
– povos indígenas vivendo em terras indígenas.

Em Niterói, a vacinação para idosos acima de 88 anos começou na segunda-feira e terminou no mesmo dia devido à falta de vacinas. Longas filas se formaram, como na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil.

A prefeitura informou que até a última segunda-feira (08), Niterói contabilizava um total de 20.325 pessoas vacinadas. Deste número, segundo os dados divulgados pela prefeitura, 16.149 profissionais de saúde, 679 Idosos institucionalizados, 76 deficientes institucionalizados, 223 trabalhadores de Instituições de Longa Permanência e 3.198 idosos.

Acamados – A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos pode ser agendada pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com, que deve informar nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone para contato.

Segunda dose – A Prefeitura de Niterói começa a aplicar nesta quarta-feira (10) a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no grupo da primeira etapa da campanha, iniciada no dia 19 de janeiro. Trabalhadores da saúde da linha de frente e idosos em Instituições de Longa Permanência receberão o complemento da imunização. A medida vai de acordo com a bula da CoronaVac, vacina aplicada neste grupo, em que é necessário um intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses para garantir a eficácia da vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, as vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e nas instituições onde os idosos estão abrigados. As doses desse lote já reservado não irão para os postos de vacinação.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top