Cidades

Grael comemora autorização da Anvisa: "Agora é o momento de agilizar"

Grael comemora autorização da Anvisa: "Agora é o momento de agilizar"
O prefeito de Niterói, Axel Grael, divulgou nota onde comemorou a autorização da Anvisa para as vacinas Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz, e enfatizou: “Agora é o momento de agilizar”. Confira na íntegra a nota do prefeito:
“Momento histórico nessa batalha pela vida! As vacinas Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz receberam hoje a autorização da Anvisa para uso emergencial.
É uma vitória para a ciência e para todos os profissionais, sobretudo brasileiros, que participaram das pesquisas e testes.
Com o parecer favorável de hoje pela Anvisa, as vacinas poderão ser aplicadas na população brasileira.
Agora é o momento de agilizar. Assim que o Ministério da Saúde enviar as doses à nossa cidade iniciaremos a campanha de imunização.
Fomos a única cidade fluminense a participar dos estudos pela Coronavac. A vacina foi testada em 9 mil voluntários no Brasil, sendo 850 profissionais de saúde de Niterói.
Na última quinta-feira, participei de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No encontro virtual com mais de 100 prefeitos, ele anunciou que a vacinação deverá ser iniciada simultaneamente em todo o País, na próxima quarta-feira, dia 20.
Niterói aguarda a chegada das vacinas a serem enviadas pelo Governo Federal. Nossa cidade está pronta para começar a imunização, com insumos necessários e equipes preparadas.
Haverá 54 pontos de vacinação nas unidades de saúde do município, além de drive thru no Caminho Niemeyer. A expectativa é que a 1ª fase comece pelos idosos em instituições de longa permanência, a serem vacinados nas próprias entidades, e profissionais de saúde, que serão imunizados nas unidades públicas ou hospitais particulares em que trabalham. Profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica.
O restante do calendário de vacinação dependerá das datas e da quantidade de doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde em cada remessa.”