Educação

Concurso público da UFF reserva 20% das vagas para candidaturas negras

Concurso público da UFF reserva 20% das vagas para candidaturas negras

A Universidade Federal Fluminense lançou o Edital nº 54/2020 de concurso público para 81 vagas de docentes em departamentos de ensino, oriundas de vacâncias por aposentadoria ou falecimento de membros do quadro docente nos últimos anos. A principal novidade será a implementação de uma política de cotas a partir de um novo formato do edital. Os candidatos autodeclarados negros e, posteriormente, confirmados em comissão de heteroidentificação, que sejam aprovados no certame, terão prioridade para nomeação até o preenchimento de 16 vagas (20% do total). Da mesma forma, 5 vagas são prioritárias para pessoas com deficiência aprovadas no certame.

Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esse é um avanço extremamente significativo: – “Demos orientação estratégica para que a equipe buscasse soluções efetivas para o cumprimento da lei de cotas. Para implementar regras, teremos que mexer em paradigmas, considerar as vagas a partir do edital como um todo e não como sendo isolado por departamento. Todas as pessoas negras que forem aprovadas no concurso público de provas e títulos e passarem pela comissão de heteroidentificação terão prioridade de ocupar até 20% das vagas. Esse é um grande avanço institucional com uma forma original de atender a lei. Se houver variações de interpretação, nossa postura será sempre de promover a qualidade com inclusão e diversidade”, explicou Antonio Claudio Lucas da Nobrega.

Construção coletiva

A elaboração das regras foi constituída de forma colaborativa a partir do trabalho do Gabinete do Reitor, da Comissão de Pessoal Docente e da Progepe com a contribuição dos coletivos negros da UFF, da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade da UFF, responsavel por assessorar a Reitoria na implementação e acompanhamento das políticas de cotas étnico-raciais na UFF, e da UFF Acessível. “Essa é uma construção coletiva e integrada que ouviu representantes da comunidade acadêmica e produziu um avanço considerável”, disse o reitor. A elaboração foi feita por grupo organizado pelo coordenador da CPD, Ricardo Carrano.