Cidades

Prefeitura de Niterói amplia horário de funcionamento do comércio de rua

Prefeitura de Niterói amplia horário de funcionamento do comércio de rua

Lojas podem abrir às 9h no Centro e em outras regiões da cidade. Medida também vale para ambulantes regularizados

A Prefeitura de Niterói anunciou que irá ampliar o horário de funcionamento do comércio de rua na cidade a partir da próxima segunda-feira (14). As lojas poderão abrir de segunda a sexta, das 9h às 19h no Centro e das 9h às 20h nas demais regiões. A medida também vale para ambulantes regularizados.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, justifica que o objetivo da restrição no horário é diminuir a circulação das pessoas e promover a retomada gradual das atividades. A ampliação foi definida pelo Gabinete de Crise, composto pelas secretarias de Saúde, Ordem Pública, Fazenda e Planejamento, entre outras, e validada pelo Comitê Técnico Científico, formado por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Todas essas decisões são baseadas na ciência e nas melhores experiências internacionais. Nossa principal preocupação é a defesa da vida, por isso criamos protocolos sanitários que orientam a retomada das atividades econômicas”, destaca Rodrigo. “Atualmente, Niterói tem a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana – menos de 3,5%, e a menor taxa de ocupação dos leitos hospitalares nas redes públicas e privadas de Saúde, cerca de 26%. Para que a gente continue controlando a pandemia, salvando vidas e retomando a atividade econômica, é fundamental que cada um faça a sua parte, usando a máscara quando precisar ir à rua, redobrando a atenção com a higiene e o distanciamento social, evitando aglomerações”.

A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo. Niterói tem 10.697 pacientes recuperados da Covid-19.

Foto: Reprodução