Destaques

Idosos serão os primeiros a receber vacina

Os idosos serão os primeiros a receber a dose para influenza na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa nesta segunda (23/3). O objetivo é proteger o grupo, que é mais vulnerável à gripe. A expectativa é que cerca de 6 milhões de pessoas sejam imunizadas, alcançando a cobertura vacinal de 90% do público-alvo. Profissionais de saúde também devem se vacinar nesta etapa da campanha.

Por conta da pandemia da Covid-19, os munícipios foram orientados sobre medidas para evitar aglomeração e, com isso, a propagação do coronavírus, como a vacinação por drive-thru em postos do Detran.RJ, sem a necessidade do idoso sair do carro. A iniciativa foi firmada entre a secretaria estadual e o órgão para colaborar nas ações das prefeituras. Até o momento, quatro cidades já fecharam parceria: Rio, Niterói, Nova Iguaçu e Nova Friburgo.

 

Leia também: Vacinação contra a gripe em Niterói começa nesta segunda-feira +

Além dessa iniciativa, a secretaria recomendou ações específicas para este momento, como estender horários nos postos; realizar parcerias com instituições de graduação e cursos técnicos para ampliar o número de profissionais; priorizar locais abertos para vacinação; distanciar pessoas em 1,5m nas filas; adotar unidades móveis e visitas domiciliares; entre outras. O objetivo é um só: diminuir a concentração de pessoas em único espaço.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top