Notícias

Unilasalle inicia inscrições para o projeto social Energia do Sabor

Unilasalle inicia inscrições para o projeto social Energia do Sabor

Serão 20 vagas destinadas a jovens de baixa renda para o curso de auxiliar de cozinha

Entre os dias 27 e 29 de janeiro, o Unilasalle recebe inscrições para a sétima edição do projeto social Energia do Sabor. Com o objetivo de treinar e formar jovens de baixa renda, com foco na empregabilidade em restaurantes e hotéis da cidade, o curso gratuito, agora de auxiliar de cozinha, é composto por etapas teóricas e práticas, capacitando o aluno a atuar imediatamente no mercado de trabalho.

Coordenado pelos chefs e professores Vicente Maia e Cris Gonzalez, o curso é fruto de uma parceria entre o centro universitário e a Naturgy, empresa espanhola de energia e gás natural. As aulas do projeto têm duração de cerca de cinco meses e contam com uma novidade para a edição de 2020.

“Especialmente para esta edição, teremos toda a parte técnica, que compõe 70% da grade, além de uma parte teórica com serviço de salão e hospitalidade. O objetivo é capacitar esses jovens para atuar tanto dentro da cozinha como no atendimento em estabelecimentos gastronômicos”, explica Vicente.

Ao longo de seis anos do projeto, mais de 120 jovens foram formados. Atualmente, muitos deles estão empregados ou montaram o seu próprio negócio.

“É uma possibilidade do jovem aluno conquistar seus sonhos e abrir novos leques de atuação. Hoje temos ex-alunos inseridos no mercado de trabalho em estabelecimentos reconhecidos como Fasano, Copacabana Palace, entre outros”, destaca Vicente. Um deles é Luan Vieira. Formado pelo Energia do Sabor em 2016, ele trabalha no Palácio Tangará.

“Atualmente, com 25 anos eu me sinto bem realizado profissionalmente, trabalhando há três anos em um dos melhores hotéis de São Paulo na área de confeitaria. Enquanto fazia o curso eu trabalhava no Copacabana Palace. Era uma rotina muito corrida e cansativa mas vejo o quanto valeu a pena por cada pessoa que conheci, experiência e técnica que aprendi no decorrer do curso. Muitas dessas técnicas eu uso até hoje e as que não preciso usar as mantenho na minha bagagem de aprendizados adquiridos. É muito prazeroso ter feito parte desse projeto e saber que ele ainda continua inspirando e ajudando jovens a terem boas oportunidades”.

As inscrições acontecem entre os dias 27 e 29 de janeiro de forma presencial no Unilasalle. Serão avaliados até 100 candidatos para participar do processo seletivo, que consiste em entrevista com os coordenadores da Escola de Gastronomia, os chefs e professores Vicente Maia e Cris Gonzalez. As entrevistas serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro. Dos 100 candidatos, 20 serão escolhidos para integrar a nova turma.

Serviço:

Inscrições Energia do Sabor 2020

> Quem pode se candidatar?
*Jovens que tenham entre 17 e 25 anos, com Ensino Médio completo ou previsão de conclusão até o final do curso

*É necessário que o candidato tenha uma renda familiar de até três salários mínimos. Documentos comprobatórios serão requeridos na fase da entrevista.

Datas: 27, 28 e 29 de janeiro.
Horário: Das 10h às 17h.
Local: Escola de Gastronomia do Unilasalle-RJ, Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói. Telefone: 21996607.
O que levar para a inscrição: Comprovante de residência, identidade e CPF.