Cultura

O aniversário de 105 anos dos Correios Niterói ganha “Um dia de Arte”

O arquiteto Widimar Ligeiro com as artistas Duda Oliveira e Bia Torres

A 9ª edição do ENTREARTES no Espaço Cultural Correios cria uma programação especialíssima, no dia 14 de novembro, para uma comemoração em alto estilo! Será um dia totalmente dedicado à arte, marcando com isso o aniversário de 105 anos do Palácio dos Correios e 05 do Espaço Cultural Correios Niterói.

Programação:
12h – O evento começa às 12h, com uma recepção para os convidados na varanda, onde se encontra abrigada parte da exposição, um verdadeiro lounge que conta com a presença majestosa de três talentos niteroienses: o arquiteto Widimar Ligeiro e as artistas plásticas Duda de Oliveira e Bia Câmara Torres.

 

 

13h– Em seguida, às 13h, haverá uma visita guiada em libras com os artistas participantes do ENTREARTES. Através dessa iniciativa, a organizadora Cacau Dias, responsável pela idealização do evento, reitera sua proposta de promover a inclusão, tanto dos visitantes quanto dos artistas. Deficiente auditiva, Bia Câmara Torres é autora de três esculturas nessa mostra e utiliza a arte para marcar sua presença no mundo. A ideia é fazer com que a inclusão seja um modus operandi nos eventos artísticos.

14h– Um bate-papo descontraído com os artistas será a oportunidade de os convidados serem despertados para o “olhar” diferenciado das artes. Conhecer um pouco da fonte de inspiração deles, assim como o que buscam comunicar através das suas obras e manifestações artísticas.

16h– O ponto alto do dia será a apresentação da cantora Marina Lobo, com uma interpretação de voz e piano inédita, que será também a estreia da música como protagonista no coletivo. Acompanhada ao piano por Aline LeGrand, a cantora, que tem influências jazzísticas, preparou um repertório que proporcionará um fim de tarde tipicamente carioca, em sintonia com toda a ambientação da mostra e com a belíssima vista para a Baía de Guanabara. No repertório, Marina trouxe a Bossa Nova e a MPB e adianta que estão inclusas duas referências marcantes: “Chega de Saudade” e “Fotografia”.

A cantora Marina Lobo / Foto: Toni Coutinho

17h– Para o gran finale, não poderia faltar o “parabéns” a esse importante aniversariante que, ao longo dos seus mais de 100 anos de história, ocupou uma posição destacada no cenário de Niterói. Não somente pelo papel desempenhado como principal órgão de envio e entrega de cartas e correspondências, como também como um polo irradiador de cultura, através do seu Espaço ligado às artes. Um verdadeiro ícone niteroiense que assume sua posição de marco estético, simbólico e cultural da ex-capital fluminense e se mantém vigoroso em dias atuais.

Serviço:
Programação “Um Dia de Arte no Palácio dos Correios”
12h – Recepção dos convidados – varanda.
13h – Visita guiada em libras com os artistas da mostra – foyer e varanda.
14h– Bate-papo com os artistas – varanda.
15h30– Coffee break – bistrô.
16h – Apresentação da cantora Marina Lobo – auditório.
17h– Parabéns aos 105 anos do Palácio dos Correios. Com direito a bolo e brinde (cerimonial de homenagem). – auditório.

Espaço Cultural Correios Niterói
Data: 14 de novembro de 2019
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ, 24020-005
Horário: 12h às 18h

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top