Cultura

Abertura da exposição “Rateio, da vacilação à galeria, de DRAGA”, em Icaraí

Abertura da exposição “Rateio, da vacilação à galeria, de DRAGA”, em Icaraí

Do dia 5 a 27 de julho, a exposição “Rateio, da vacilação à galeria, de DRAGA”, estará em cartaz na Galeria Quirino Campofiorito, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

A exposição foi idealizada por Rafael Fernandes Moraes, conhecido no mundo artístico como Draga. Ela surgiu a partir da ideia de “rateio”, original do mundo do graffiti, que se refere ao ato mal visto de cobrir uma pichação ou grafite já existente feito por outra pessoa com sua própria “tag”. A proposta do artista é quebrar esse paradigma. Por isso, Draga montou a exposição a partir de telas que ele mesmo desenvolveu e que depois foram “ratadas” por outros artistas de Niterói e São Gonçalo. Além dessas obras, Draga também traz telas, roupas e objetos que ele mesmo “ratou”, trazendo-as para o universo da street art.

Draga, nascido em Niterói, é artista plástico e grafiteiro desde 2012. Em 2009, se formou em design de moda em 2009 pela faculdade Universo e já trabalhou como assistente de figurino, produtor de eventos e vitrinista. Além da exposição “Rateia”, Draga produziu, em 2012, “Cidadão Carioca”, onde fez uma releitura dos moradores do Rio de Janeiro. Por viverem em um ambiente cercado pelo medo da polícia, do bandido e da milícia, o artista os representou como cactos, por estarem sempre de “mão para o alto”. Além disso, as pinturas foram feitas no estilo cartoon, representando de forma infantil o cotidiano.

 

SERVIÇO:

Rateio, da vacilação à galeria, de DRAGA

Período: de 5 até 27 de julho

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h

Entrada: Gratuita

Local: Galeria Quirino Campofiorito

Endereço: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí, Niterói