Cultura

Festa da música une Brasil e França e também Rio e Niterói

Festa da música une Brasil e França e também Rio e Niterói

Cortejo terá passeio de barca entre Niterói e Rio

Niterói e Rio de Janeiro celebram nesta sexta-feira, dia 21 de junho, a “Fête de la Musique”. A versão brasileira acontece no mesmo dia da festa realizada na França. Às 16h30 começa a concentração no centro de Niterói, em frente ao Palácio dos Correios. De lá sairá um cortejo musical unindo a música francesa e brasileira em um passeio de barca pelas águas da Baía de Guanabara, com o grupo Choro na Rua, Kiko Horta e Marquinhos de Oswaldo Cruz, em direção à Praça XV, no Rio.

A partir das 18h vários artistas se apresentarão na Praça XV. O palco ficará próximo ao monumento em homenagem à primeira fotografia feita no continente sul-americano, registrada pelo fotógrafo francês Louis Compte em 1840, e erguido através de uma parceria entre a Prefeitura de Paris e a Prefeitura do Rio.

O evento é realizado pelo Instituto Francês Brasil, com patrocínio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Niterói, e apoio da Aliança Francesa Niterói, da Aliança Francesa Rio de Janeiro e da Globo Rio.

A Fête de la Musique foi criada em 1982 pelo então ministro da cultura francês Jack Lang. O evento marca também a chegada do verão no hemisfério norte europeu, pois sempre acontece em 21 de junho, dia do solstício de verão. Nessa data, músicos de estilos e vertentes se instalam em todos os cantos da França: ruas, praças, jardins, estações de trem, museus, monumentos. Em Paris as margens do Sena são tomadas por músicos e assim a festa começa na Cidade Luz.

 

Serviço:

Data: sexta-feira, 21 de junho de 2019

Concentração em Niterói às 16h30

Shows na Praça XV a partir das 18h, com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Grupo Choro na Rua, Kiko Horta e artistas classificados na seletiva

Evento gratuito, com classificação livre

Mais informações: (21)97042-3110