Niterói recebe Brasileiro de Canoa Havaiana - Niterói
Esportes

Niterói recebe Brasileiro de Canoa Havaiana

A Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, ganhará um colorido especial a partir desta sexta-feira (19). Cerca de 400 atletas de diferentes estados brasileiros estarão distribuídos em 10 categorias, dando a largada para a etapa 2019 do Campeonato Nacional de Canoa Havaiana. De acordo com a Federação do Estado, que hoje possui mil e quinhentos remadores cadastrados, Niterói conta com mais de oito núcleos do esporte e cerca de oitocentos praticantes.

Essa etapa do campeonato, também fará parte da seletiva para o Mundial de Velocidade, que ocorrerá no Havaí em agosto de 2020, organizado pela Federação Internacional.

A competição terá 12 raias com total de 500 metros de comprimento. Estas raias estarão posicionadas na praia de São Francisco, dando oportunidade para que todos possam acompanhar as baterias e ter maior contato com o esporte. As disputas serão divididas em distâncias de 250 m, 500 m, 1.000 m e 1.500 m das 7h30 às 18h. Será a primeira vez no Brasil que uma raia será montada numa área de Baía para a realização de uma Etapa Nacional de Va’a (Canoa Havaiana).

Duas etapas do campeonato nacional serão em Niterói

Ao todo, são quatro etapas no calendário anual, duas delas vão ter como cenário as paisagens niteroienses. Os remadores vão disputar seis categorias: OC6 OPEN-Masculina, Feminina e OC6 – Estreante, Master, Sênior e Golden. Os percursos, que variam entre 8,5 km e 12 km, se iniciam nas boias na praia de Icaraí, seguem até a parte de trás da Ilha dos Cardos e finalizam no ponto inicial.

“O número de remadores da canoa dobrou nos últimos três anos, por ser um esporte praticado por pessoas de todas as idades, mesmo sem histórico de prática de atividades esportivas”, comemora o presidente da Federação do Estado e organizador do evento, Hélio Teixeira.

Os organizadores também ressaltam os cuidados com o meio ambiente: o evento não utilizará equipamentos que necessitem de instalação elétrica, hidráulica ou saneamento. Eles também realizarão a coleta seletiva dos detritos produzidos pelos participantes e visitantes, já que se trata de um esporte ecologicamente correto.

Serviço:
Campeonato de Canoa Havaiana
Local: Praia de Charitas, em frente ao Aeroclube
Horário: das 7h30 às 18h.
Data: 19, 20 e 21 de Abril.

Foto: Divulgação

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top