Notícias

Registros de crimes caem no Estado do Rio durante o carnaval

Registros de crimes caem no Estado do Rio durante o carnaval

Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados na tarde desta quinta-feira (07) revelam queda de indicadores criminais no Estado do Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2019, quando comparado com o período carnavalesco do ano passado. Os homicídios dolosos tiveram queda de 33% (86 em 2018 / 58 em 2019); os roubos de rua sofreram uma redução de 16% (1.527 em 2018 / 1289 em 2019); e os roubos de veículos caíram 32% (859 em 2018 / 586 em 2019).

Embora ainda não oficiais, pois precisam passar por processo de auditagem, os números do ISP revelam que o esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Estado de Policia Militar do Rio de Janeiro surtiu resultado. Foram mobilizados por dia 10.840 policiais e 1.056 viaturas para garantir a segurança durante o Carnaval deste ano em todo o estado. Durante o Carnaval, foram efetuadas 398 prisões e 80 apreensões de adolescentes envolvidos em crime, além do recolhimento de mais de 60 armas.

Para este final de semana, a Polícia Militar também montou esquema especial de segurança para os desfiles de dois mega blocos no Centro – Bloco das Poderosas, liderado pela cantora Anitta, no sábado de manhã; e o Monobloco, no domingo também de manhã.

Além do carnaval de rua, será mantido o esquema de policiamento na área do Sambódromo para o desfile das campeãs. Também no final de semana, voltará a funcionar em caráter experimental o sistema de videomonitoramento em Copacabana, onde 28 câmeras instaladas em locais estratégicos do bairro transmitirão imagens para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) registrando por leitura facial e de placa de veículos a presença de pessoas  com mandados de prisão em aberto e de veículos roubados.