Cultura

Aliança Francesa de Niterói celebra a francofonia com exibição gratuita de filmes

Aliança Francesa de Niterói celebra a francofonia com exibição gratuita de filmes

No mês da francofonia, toda terça-feira, às 19h, haverá na Aliança Francesa Niterói uma sessão de cinema gratuita com o ciclo “Les femmes dans la Francophonie” (As mulheres na Francofonia). Cada um desses filmes conta a história e as lutas de uma mulher em seu país: Senegal, Marrocos, Congo, Tunísia, entre outros. Todos os filmes estão legendados em português e cada projeção será seguida de um bate-papo.

A  Organisation Internationale de la Francophonie é uma comunidade internacional que reúne grupos sócio-culturais diversos. São mais de 30 países nos cinco continentes que têm o francês como língua oficial ou co-oficial. Essa diversidade cultural francófona é celebrada anualmente no dia 20/03, data da criação da organização.

Confira a programação:

Dia 12/03 será exibido “La petite vendeuse de soleil” (A pequena vendedora de sol – 1998), do cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty, que conta a história de Sili Laam (Lissa Balera), uma destemida menina deficiente do Senegal. Ela ignora a regra de que só meninos podem vender jornais, causando irritação nos “concorrentes” do sexo oposto.

No dia 19/03 é a vez do drama franco-tunisiano “La belle et la meute” (A bela e os cães – 2017), que estreou no Festival de Cannes 2017 e é dirigido e escrito por Kaouther Ben Hania. O filme narra a busca por justiça e respeito de Mariam (Mohamed Akkari), uma jovem da Tunísia que é violentada em uma festa. Mas o problema ao tentar provar o crime é que os acusados trabalham na polícia.

Já em 26/03 será exibido “Félicité” (Felicidade – 2016), do cineasta franco-senegalês Alain Gomis. O longa conta a saga de uma mulher congolesa em Kinshasa, cantora de bar, cujo filho sofre um grave acidente de moto. Entre cantos e músicas, perda de emprego, falta de dinheiro para tratar do filho, Félicité se mantém forte e decidida.

Encerrando a série, no dia 2/04 será apresentado “À peine j’ouvre les yeux” (Assim que abro os olhos – 2014). O filme se passa em Túnis, na Tunísia, alguns meses antes da Revolução de Jasmim. Farah, uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock e descobre a noite e suas seduções, sem suspeitar do perigo do regime político local. Para proteger a filha, a mãe dela fará o que for preciso, inclusive, reviver as feridas da sua própria juventude.

Serviço: A Aliança Francesa Niterói fica na Rua Lopes Trovão 52, 2° andar, em Icaraí. Mais informações: 2610-3966