Meio ambiente

Circuito ambiental leva diversão e sensibilização à Praia de Itaipu

Os moradores de Niterói poderão contar com uma programação muito animada e engajada na manhã desta sexta-feira (22/02). Das 9 às 12h, ocorrerá um Circuito Ambiental na praia de Itaipu, promovido pelo Projeto UÇÁ, iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ação, que irá abordar o bioma marinho, é realizada em parceria com os pescadores de Itaipu, o Projeto Aruanã, a Laje Caiçara, o Museu de Arqueologia de Itaipu, o Clube Claudia Alves e outros grupos e agentes locais.

Além de proporcionar diversão para todas as faixas etárias, por meio de diversas atividades lúdicas e interativas, a ação tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros.

O Circuito terá inicio no Museu de Arqueologia de Itaipu, onde os visitantes receberão informações sobre a história local e, em seguida, serão conduzidos à praia. Lá, encontrarão estandes, que fornecerão orientações sobre a questão da biodiversidade da região, os impactos que os organismos marinhos estão sofrendo com a poluição, entre outros dados.

No percurso, o público terá ainda a oportunidade de observar de perto diversos animais, como peixes e ouriços-do-mar, da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex), que serão expostos em um tanque. O Projeto UÇÁ também exibirá organismos in vitro e o Projeto Aruanã levará tartarugas marinhas.

Para as crianças, haverá diversas atividades lúdicas, nas quais poderão se divertir e aprender a cuidar melhor do meio ambiente. Elas poderão, por exemplo, interagir com uma sereia, que estará em meio ao “lixo” para falar da importância da preservação ambiental.

As atividades do Circuito contarão com intérprete de Libras, recursos para deficientes visuais e profissionais treinados para atender pessoas com diversidade intelectual. O objetivo é proporcionar uma educação ambiental inclusiva.

A equipe que coordena a Operação Limpa Oca, do Projeto UÇÁ, também estará presente para orientação e realização da coleta de resíduos que impactam praias, costões, manguezais e o ambiente marinho em geral.

“Com pequenas iniciativas a gente vai somando com tantas outras e formando uma ‘colcha’ de ações. Se em cada lugar, cada ponto, ocorrer uma ação parecida, talvez com o tempo, conseguiremos ter um resultado mais efetivo em relação à sensibilização da população para os cuidados diários com a separação dos resíduos sólidos e na redução do consumo excessivo, por exemplo”, afirma uma das organizadoras do evento, a bióloga e educadora ambiental Helensandra Costa.

O presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, adiantou que essa será uma ação continuada, que ocorrerá mensalmente na praia de Itaipu.

Ele falou sobre a relevância da ação: “Essa atividade é uma forma prática de educação ambiental. É uma expectativa do Projeto UÇÁ de mobilizar a sociedade para mudança de olhar e consequentemente de comportamento para o ambiente marinho. A ideia é levar ao público a importância da conservação dos ecossistemas costeiros. Nosso foco é o manguezal, mas a praia é um ambiente que precisa ser cuidado tanto quanto, e os dois estão intimamente ligados, porque a praia é a sequência do manguezal na maioria dos ambientes. O nosso propósito é sempre disseminar conceitos e boas práticas para o conceito de lixo zero”, finaliza.

Projeto UÇÁ

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais, o que equivale a mais de 24 campos de futebol do Maracanã. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de Mestrado, para o biênio 2018-2020, ele vai atuar na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores e caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/

Serviço:
Circuito Ambiental na Praia de Itaipu
Data: 22/02
Horário: 9h às 12h
Local: Praia de Itaipu – Niterói –RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Foto: Divulgação

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top