Previsão do Tempo

Previsão de chuva forte para as próximas horas em Niterói

A Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico alertando a população para a previsão de pancadas de chuvas fortes a partir do final da tarde e noite desta sexta-feira (15).

A nota informa também que a formação de um sistema de baixa pressão no oceano influenciará o tempo em Niterói, e a previsão também alerta para a possibilidade de raios e rajadas de ventos de até 80km/h. A temperatura mínima hoje pode chegar a 20º e a máxima 31º segundo o climatempo.

No sábado (16) a previsão é de chuva moderada a qualquer momento, com pontuais intensidades fortes. Poderão ocorrer acumulados de chuvas elevados neste dia. O vento permanecerá moderado a forte. A temperatura mínima amanhã pode chegar a 22º e a máxima 26º segundo o climatempo.

Defesa Civil divulga orientações sobre chuvas

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou orientações para evitar situações de risco por conta das chuvas. Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle é uma das principais dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes e mortes.

No caso de inundações, a procura por lugar seguro também é a melhor alternativa, de preferencia em nível elevado do solo. Áreas alagadas ou inundadas não devem ser atravessadas a pé, já que há risco de choque, queda em buracos ou bueiros abertos, além da possibilidade de se contrair doenças.

Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

Verifique se sua casa apresenta rachaduras, se as portas abrem e fecham com a mesma facilidade de antes, se há “estufamento” nos muros ou rachaduras no solo e se há água minando no pé da encosta. Caso constate as alterações acima, entre em contato com a Defesa Civil Municipal (199), informe as mudanças verificadas e atenda às orientações. Se houver risco de deslizamento, saia imediatamente de casa . Não se esqueça de desligar o gás e os disjuntores de energia elétrica.

Caso resida em área suscetível a deslizamentos e inundações, certifique-se sobre a existência de uma rota de fuga para local seguro e fique atento aos alertas (SMS, sirenes). Prepare um kit com sua documentação, medicamentos controlados, material de higiene e limpeza básico e uma muda de roupas para o caso de ter que sair de casa.

Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc.

Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir.

Retire das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.

Foto: Rua João Pessoa – Icaraí / Arquivo / cidadedeniteroi.com

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top