Notícias

Com Niterói em estágio de atenção, aulas são suspensas na Rede Municipal

Com Niterói em estágio de atenção, aulas são suspensas na Rede Municipal

Niterói entrou, na tarde desta terça-feira (12), em estágio de atenção devido a previsão de fortes chuvas e ressaca na orla da cidade, o que aumenta a possibilidade de alagamentos no município. Por medida de prevenção, as aulas na rede municipal de educação serão suspensas nesta quarta-feira (13). A Defesa Civil de Niterói montou, com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

A Clin ressalta que é importante moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta).

Previsão

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, a partir desta terça-feira (12) a aproximação de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade, com aumento gradativo de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de pancadas de chuva durante a noite. Na quarta-feira (13), o tempo permanece instável e com céu nublado, chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento forte a qualquer hora do dia. As temperaturas estarão em declínio e os ventos com intensidade moderada/forte. Destaca-se que há previsão de ressaca a partir das 10h de quarta-feira até 10h de quinta-feira. São esperados acumulados significativos de chuva a partir do início da manhã de amanhã até a noite de quinta-feira (14/02).

Recomendações

Em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo:

  • Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

A Defesa Civil de Niterói também pode ser acionada em caso de emergência pelos telefones: (21) 2717-2631 e (21) 2620-0199.

Foto: Arquivo