Esportes

Rio apresenta candidatura para sediar a final da Copa Libertadores 2020

Rio apresenta candidatura para sediar a final da Copa Libertadores 2020

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o secretário estadual de Turismo, Otavio Leite, apresentaram na noite desta quinta-feira (24) a oficialização da candidatura do Maracanã para sediar a final da Copa Libertadores da América 2020.

O pedido foi entregue ao presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, e ao presidente da Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, durante a cerimônia de sorteio da fase de grupos da Copa América, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

“Trouxe o requerimento, junto com o nosso secretário de Turismo, para sediar a final da Libertadores em 2020, quando o Maracanã vai comemorar 70 anos. O Rio de Janeiro precisa desses eventos, porque é o que traz o turismo, riqueza, emprego, oportunidade e, por isso, estou muito feliz de estar participando desse sorteio” disse o governador.

O secretário de Turismo disse que o estado vai se preparar para o evento como uma oportunidade histórica para o segmento turístico. “O Rio de Janeiro pelas suas características históricas e culturais é uma espécie de estado síntese do Brasil. Portanto, a final do torneio no Maracanã representará todo o contexto do futebol do país. Sejam quais forem as agremiações, vamos nos preparar para fazer um evento histórico e acolher de braços abertos os turistas” ressaltou Otavio Leite.

O Maracanã já foi sede da final da Copa Libertadores da América em três edições desde quando foi criado o torneio, em 1960. Em 1981, 1998 e 2008 as finais entre Flamengo e Cobreloa, Vasco da Gama e Barcelona e Fluminense e LDU Quito aconteceram no estádio, que também já serviu de palco para outros torneios internacionais de futebol. A disputa é aberta aos campeões dos campeonatos nacionais das federações filiadas à Conmebol.