Notícias

Lei Seca inicia operação marítima

Lei Seca inicia operação marítima

A Lei Seca iniciou, neste sábado (19), a Operação Marítima, ação inédita para atuar na prevenção de acidentes marítimos em decorrência da mistura de bebida e direção. Com a parceria da Capitania dos Portos, a primeira ação ocorreu na Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca e na Urca. Outras ações acontecerão neste domingo (20) pelo Estado do Rio.

Durante a operação, agentes de educação da Lei Seca atuam com a equipe de inspeção dentro das embarcações, percorrendo áreas marítimas com grande fluxo turístico. O material educativo é distribuído a condutores, tripulação e passageiros.

Além da atuação no mar, os agentes de educação (cadeirantes) da operação vão atuar nas áreas de embarque e desembarque das marinas em todo o Estado do Rio de Janeiro para reforçar a mensagem da Lei Seca “Nunca dirija depois de beber.”

Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gutemberg Fonseca comentou a operação. “A conscientização evita acidentes e, inclusive, a morte. A ideia é expandir a Lei Seca, pegando todo o litoral e se expandindo pelo interior do Estado. Estamos gratos com essa parceria com a Marinha. A ação acontece no verão porque é a época em que aumenta em 40% os acidentes em geral, não só no mar. Atuaremos nos fins de semana, levando o primórdio da Lei Seca: preservar a vida humana” explicou o secretário.

A Operação Marítima vai acontecer periodicamente em todo o estado, com o apoio das outras operações da Secretaria de Governo: a Bomba Limpa da Barreira Fiscal e a Segurança Presente. Em caso de alcoolemia do condutor, a Capitania dos Portos fará a autuação.

Segundo levantamento da Capitania dos Portos, de dezembro de 2017 a março de 2018 foram registrados oito acidentes com embarcações no estado.

A coordenadora da Operação Lei Seca, Verônica Stiepanowez, conta como surgiu a ideia da nova ação. “A Marinha, como já faz uma fiscalização de acordo com a Lei Marítima, precisava de um apoio e oferecemos essa parceria na parte de prevenção. Então, juntamos a prevenção mais a fiscalização, que é o lema da Lei Seca, agora estendido às embarcações” disse.

Foto: André Gomes de Melo

Segundo o capitão de Mar e Guerra André Luiz Félix, capitão dos Portos do Rio, não há a necessidade que um condutor, sabendo das regras vigentes, conduza em estado de embriaguez. Além de utilizar o etilômetro, a equipe avalia todas as condições de segurança, como documentação, equipamentos obrigatórios e quantidade de passageiros por embarcação.

A condutora Águeda Costa, que trabalha com passeios de embarcação, foi abordada pela equipe quando conduzia um jet ski pela Lagoa de Marapendi e aprovou a operação. “A Lei Seca está de parabéns. Estava precisando mesmo, o povo está brincando muito aqui na lagoa” contou a condutora.

Foto: André Gomes de Melo