Destaques

Empresários de Niterói apostam no bambu como alternativa ao canudo de plástico

A preocupação com o planeta nunca esteve tão em alta. Após a lei determinar o fim do uso dos canudos de plástico em bares e restaurantes, dois empresários de Niterói, Aline Ramos, 34 anos e Daniel Drummond, 40 anos, passaram a confeccionar, de forma artesanal, canudos de bambu como alternativa aos de plástico. Os produtos foram lançados no final de novembro e o casal afirma que as vendas estão sendo um sucesso. “Já temos pedidos até para Santa Catarina”.

Diferente do canudo de plástico, que libera toxinas como o BPA (bisfenol), o canudo de bambu, além de ser sustentável, possui em suas fibras uma resistência natural contra bactérias. “O bambu tem um bactericida natural e no nosso processo de produção artesanal, tratamos ele de modo a não eliminar esse sistema de defesa natural dele, então ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o canudo de bambu é uma opção super higiênica”, explica Aline. Com a sua composição antimicrobiana, as plantas de bambu não têm necessidade de serem fertilizadas ou de aplicar pesticidas para o seu crescimento.

 

Ecologicamente correto, o canudo de bambu é prático, leve, durável, além de ser reutilizável, contribuindo para gerar menos lixo no planeta. “Escolhemos trabalhar com o bambu porque ele se degrada em menos tempo no meio ambiente, ao contrário do inox, por exemplo, que muitos vêm utilizando para também fazer canudos, mas que demora muito mais tempo para se decompor.”, explica Aline

Os canudos de bambu estão sendo comercializados no portal É Coisa Bio, criado pela própria Aline. Sempre atenta a questões ambientais, a empresária teve a iniciativa de montar o seu negócio online, com o intuito de ser um agente de transformação no mundo ao inspirar pessoas a adotarem hábitos de consumo consciente. Os canudos de bambu são vendidos com escovinha para limpeza e saquinho de algodão para armazenagem. “Contratamos pessoas para nos ajudar nesse processo de fabricação”, conta Aline, que acrescenta que a ideia é fazer os canudos personalizados, com gravação a laser.

O Bambu possui uma versatilidade de uso, além de ser leve, resistente e fácil de se trabalhar, sendo considerado o material do futuro. É uma planta de rápido crescimento e uma opção ecologicamente correta e sustentável para utilização em diversas áreas, como arquitetura, móveis, até instrumentos musicais. “Quem tem criança, quem gosta de tomar água de coco na beira da praia, vai amar essa opção sustentável”, diz Aline.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top