Cidades

Operação Papai Noel começou hoje em Niterói

Operação Papai Noel começou hoje em Niterói

A Operação Papai Noel começou na manhã desta sexta-feira (30) nas ruas de Niterói. Com o objetivo de aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai as compras neste período de festas natalinas, a ação conjunta, este ano, terá três forças de segurança atuando na cidade: Guarda Municipal, Polícia Militar e Programa Niterói Presente. A Polícia Civil também dará apoio à operação, com reforço das equipes para agilizar os registros das ocorrências nas delegacias. Serão 485 agentes que estarão distribuídos em locais de maior concentração de pessoas, como as ruas do Centro da cidade e das zonas Norte e Sul. A ação acontecerá até o dia 25 de dezembro.

Participam da operação 100 guardas municipais, incluindo os que irão trabalhar em RAS (Regime Adicional de Serviço), atuando no patrulhamento das regiões com maior movimento no comércio. Mais 100 policiais militares estarão nas ruas, contando com os que atuarão pelo Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança Pública), quando os policiais trabalham em horário de folga. Soma-se ao efetivo, agentes do programa Niterói Presente. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) também participa da Operação Natal monitorando as ruas através das câmeras de segurança e acionado os agentes sempre que necessário.

“A operação tem o objetivo de proporcionar mais segurança para a população nesse período de compras natalinas. Estamos colocando um efetivo a mais de guardas municipais e a Polícia Militar está ampliando seu efetivo nas ruas para coibir principalmente furtos e assaltos a pedestres e estabelecimentos comerciais”, diz secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Foto: Bruno Eduardo Alves

O secretário reitera que o patrulhamento será redobrado neste período.

“Os índices de criminalidade estão caindo na cidade graças ao esforço e integração das forças de segurança. A Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 100 milhões em apoio ao Governo do Estado, que é o responsável por cuidar da segurança, e não tem poupado esforços para ajudar a baixar os indicadores de criminalidade e dar tranquilidade aos moradores. Entre outras coisas, financia o Proeis para policiais trabalharem em horário de folga, implantou o Programa Niterói Presente, totalmente custeado pela Prefeitura, cedeu carros para a PM, entre outras ações. A Operação Papai Noel é mais um reforço e prova da união dessas forças para o bem da população”, afirmou Gilson Chagas.

O Major-PM Leandro Teixeira, chefe da 4ª sessão do 12º Batalhão da Polícia Militar, disse que o a ação integrada visa diminuir os índices de criminalidade. “A Polícia Militar está fazendo diversas operações na cidade e as metas de redução de criminalidade estão sendo batidas. Nessa época de compras e festas de final de ano os índices de roubo e furto costumam aumentar. O trabalho da Policia Militar, junto com a Guarda Municipal, é diminuir esse índice e dar tranquilidade para a população de Niterói”, destaca o major.

O coordenador do Programa Niterói Presente, Capitão David Costa, garante que todos os agentes estarão engajados junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para que os moradores possam ir as compras com tranquilidade.

“Niterói é uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil e, com os investimentos feitos pela Prefeitura, estamos trabalhando para reforçar o policiamento e ordenamento na cidade, especialmente nas áreas com maior movimento nessa época de compras”, afirmou o capitão.

Foto: Bruno Eduardo Alves

As forças de segurança contarão com o apoio de 40 viaturas, sendo 13 da Guarda Municipal, 10 da PM e 17 do Niterói Presente.

Os agentes atuarão preventivamente para inibir os pequenos delitos que possam ocorrer nas áreas de grande circulação de pessoas. Além disso, flanelinhas que estiverem atuando nas ruas serão conduzidos para a delegacia mais próxima por exercício ilegal da profissão.

Ordenamento – Durante a Operação Papai Noel, será feito o ordenamento do espaço público obedecendo ao Código de Postura. Os agentes também estarão coibindo o comércio ilegal de mercadorias, realizando apreensões quando necessário. O passeio público também será fiscalizado para evitar estacionamento irregular, entre outras infrações que estejam em desacordo com o Código Nacional de Trânsito.

A Seop disponibilizará também agentes das coordenadorias de Trânsito e de Ações Táticas. Os guardas estarão posicionados em pontos estratégicos e de grande concentração de pessoas, com motocicletas e viaturas. Em Icaraí, o reforço contará com os agentes que fazem o ciclopatrulhamento. Agentes a pé também estarão circulando nos bairros.

Fotos: Bruno Eduardo Alves