Cultura

Leitura dramatizada traz ícone do humor besteirol

Leitura dramatizada traz ícone do humor besteirol

Ícone do humor besteirol, “Quem tem medo de Itália Fausta” é o texto escolhido pela Companhia dos Irmãos Lana para a edição de outubro do 6º Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN, que acontece nesta quinta-feita, 25, no Solar do Jambeiro. Em cartaz há quase 40 anos, a peça de Ricardo de Almeida e Miguel Magno, satiriza os famosos gêneros teatrais e também dá um foco especial para um personagem muitas vezes esquecido do teatro, “o ponto”. Agendada para às 20h, a apresentação tem entrada franca e classificação indicativa, livre.

Em 1979, Miguel Magno e Ricardo de Almeida apresentaram ao público o despretensioso espetáculo “Quem tem medo de Itália Fausta”, que surpreendeu com um estrondoso sucesso e que marcou o início do chamado “teatro besteirol”. A peça se tornou um “cult” na época, por fazer uma tradução cômica e sofisticada de gêneros que fizeram parte da história do teatro, como a comédia de costumes, o vaudeville, o melodrama e o teatro de revista.

Contando apenas com personagens femininos representados por atores masculinos, o espetáculo é dividido em 3 partes. A primeira é formada por um conjunto de cenas intituladas “Exercícios para Atriz e Ponto”. Em uma referência aos gêneros teatrais, cada um delas recebeu um classificação: tragédia patética, vaudeville, drama de costume, fantasia psicológica, delírio romântico, drama carcerário existencial e farsa metafísica.

Nos “entreatos”, as professoras Santa Maria e Pandora fazem uma conferência sobre “A importância dos monossílabos e das interjeições átonas do dialeto Javanês na Literatura Dramática da Ilha de Java durante os últimos quinze dias do séc XII antes de Cristo”. Há ainda uma cena que mostra a relação de um ator principiante com um diretor num teste de elenco.

O Grupo

A Companhia dos Irmãos Lana foi criada pelos irmãos Thainá Lana e Matheus Lana. Depois de inúmeros trabalhos e experiências como atores, resolveram começar a desenvolver seus próprios projetos, e o primeiro deles é a leitura dramatizada “Quem tem medo de Itália Fausta?”.

Ficha Técnica

Thainá Lana – produtora
Matheus Lana – ator
Pedro Lopes – ator
Wanderson Silva – ator

Serviço

6º Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN
Quem tem medo de Itália Fausta?
Data: 25 de outubro, quinta-feira
Horário: 20h
Duração: 60 min
Lotação: 60 pessoas
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
ENTRADA GRATUITA