Cidade

Concha Acústica será transformada em Parque Público Esportivo

A Prefeitura de Niterói divulgou que o Centro vai ganhar, no segundo semestre de 2020, um espaço completamente revitalizado para prática de esportes. Com o projeto básico já concluído, será assinado, no aniversário da cidade, a licitação para elaboração do projeto Executivo e realização de obras do Parque Público Esportivo da Concha Acústica. O espaço terá, entre outros, duas piscinas cobertas, pista de corrida, ginásio, campo de futebol e quadras poliesportivas.

A revitalização tem o objetivo de transformar o local em um complexo esportivo. O tradicional palco da Concha Acústica vai passar por um “retrofit” – em inglês, “atualizar o antigo”. A técnica se propõe a aperfeiçoar equipamentos sem que eles precisem ser demolidos, evitando que percam a sua essência, preservando sua história e revalorizando-o.

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, adianta que a prefeitura já está trabalhando na elaboração de projetos que atendam as crianças da cidade no espaço poliesportivo que será construído. “Vamos desenvolver ali projetos de iniciação desportiva para atender mais de 3.000 crianças, como já foi feito antes na cidade. O espaço da Concha permanece para shows, com uma parte voltada para teatro ao ar livre. Nosso objetivo é trazer a população para dentro do novo Parque, para usufruir o equipamento”, aponta.

Serão construídas duas piscinas, ambas cobertas: uma semi-olímpica e uma para hidroginástica. As duas serão aquecidas com energia solar captada por placas colocadas nas luminárias do local. Todas as edificações terão teto e paredes verdes. Serão duas quadras externas, uma de vôlei de areia e uma de tênis. O campo de futebol será de grama sintética e também poderá ser usado para receber shows.

A estrutura foi planejada com base na sustentabilidade: no teto do ginásio, haverá captação de água da chuva; a pista de corrida de 500 metros será de borracha reciclada, as estruturas terão teto verde (sistema com objetivo principal de plantio de árvores e plantas nas coberturas de edificações) e o parque terá seis bosques.

Divulgação

“A revitalização da Concha Acústica e a criação de um parque público esportivo fazem parte de um grande projeto de recuperação de espaços públicos que nossa gestão tem implantado desde 2013. Recuperamos áreas importantes, como o Horto do Fonseca, o Parque das Águas e mais de 50 espaços de convivência da cidade, além de construirmos o SkatePark de São Francisco. A nova Concha Acústica se integra ao projeto de revitalização da orla de Niterói e devolve para a população esse espaço tão importante, que faz parte da memória afetiva do niteroiense, só que modernizado e com mais opções de esporte e lazer”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

O ginásio, que terá capacidade para 2000 pessoas, terá uma quadra poliesportiva. No teto, será feita captação de água da chuva para reuso na irrigação do Parque. Dentro do ginásio, um acesso para o segundo andar permitirá que os visitantes tenham vista para a Baía de Guanabara. Um parcão, academia para a terceira idade, paraciclo e arquibancadas completam a estrutura da nova Concha Acústica.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top