Tecnologia

Niterói sedia 21º Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX

Voltado para deficientes visuais de todo o país, o 21º Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX será realizado em Niterói a partir desta sexta-feira, 12 de outubro, na sede da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos – AFAC (Rua Padre Leandro, 18, Fonseca, Niterói).

O Evento tem como objetivo informar sobre os avanços do Sistema DosVox e possibilitar trocas referentes ao tema voltadas à inclusão social.

O DOS VOX é um sistema para computadores que se comunica com o usuário, por meio de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores e suas ferramentas por deficientes visuais.

Na cerimônia de abertura, às 18h, haverá o pronunciamento de Luiz Benedicto Gonçalves (Presidente de honra da AFAC). A programação contará com palestras e oficinas, que englobam desenhos e ensino da matemática para cegos, ensino à distância, percussão, roda de samba e de autorretrato tátil, perspectivas e desafios para o estudante com deficiência visual, tecnologia, entre outras.

O encontro é uma parceria do Instituto Tércio de Pacitti da UFRJ com a AFAC, a UFF e a Prefeitura de Niterói. A programação terá início, às 18h com a cerimônia de abertura. Em seguida, às 18h30, o pianista carioca Luiz Otávio se apresenta seu pocket show. Encerrando o evento, às 19h, o professor José Antonio Borges abordará o tema “Dosvoz – Onde estamos e para onde caminhamos”.

 

A programação completa do encontro está disponível no site: http://intervox.nce.ufrj.br/encontro2018/programacao.html

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top