Cultura

Biblioteca Parque de Niterói debate a Infância em comemoração ao Mês da Criança

Biblioteca Parque de Niterói debate a Infância em comemoração ao Mês da Criança
Como forma de comemorar o Mês das Crianças, a Biblioteca Parque de Niterói oferece em outubro uma programação voltada para a discussão do papel da sociedade e dos profissionais de educação diante das transformações pelas quais passa o conceito de Infância, em um mundo globalizado, tecnológico e desigual. Por meio de um curso, palestras e exibição de filmes, a Biblioteca pretende, a partir desta sexta-feira, 05 de outubro, levantar questões políticas, epistêmicas e pedagógicas para pensar as diferentes infâncias na contemporaneidade e os mecanismos para reduzir as diferenças de oportunidades. 
 
 
Programação
 
O Primeiro Eixo da programação consiste no curso “Questões contemporâneas que atravessam a educação da(s) infância(s) na contemporaneidade”, dividido em 4 encontros que acontecem nos dias 05, 11, 19 e 25, sempre das 14 às 17h. Professores e pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural da FFP/UERJ, convidam colegas de profissão e estudantes do campo da infância, para conversar e aprofundar questões que transversalizam a educação da infância na contemporaneidade, assumindo a educação das crianças como um problema político, epistêmico, ético, jurídico e pedagógico.  
 
No primeiro dia, 05 de outubro, sexta-feira, o encontro “Infância e Sociedade: discutindo o estatuto da infância na sociedade brasileira”, fala sobre o conceito de infância, as diferentes infâncias no país, o estatuto de direitos da infância e os principais marcos jurídicos e legais. As professoras Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ/FFP/PPGedu), Heloisa Carreiro (UERJ/FFP) e Carmen Lúcia Vidal Perez (FE/UFF) pretendem se aprofundar nos estudos Sociais da infância, na pluralidade e na heterogeneidade que constituem as infâncias na contemporaneidade. 
 
Na quinta-feira, dia 11, as professoras Regina de Fátima de Jesus (UERJ/FFP) e Flávia Alves (UERJ/FFP) convidam para o Encontro “Infâncias Plurais: as crianças e marcadores sociais de diferença”, quando pretendem discutir a pluralidade das infâncias contemporâneas e marcadores sociais de diferença: classe, raça e gênero. As diferentes infâncias negras, indígenas e quilombolas, as questões raciais e a educação e a diversidade cultural, serão tema desse encontro.
 
O terceiro encontro, agendado para a sexta-feira, 19, ministrado pelas professoras Denize Sepulveda (UERJ/FFP) e Maíra Martins (UERJ/FFP), terá como tema, “Sobre o sexo dos anjos: infâncias e sexualidades”. O objetivo é debater os conceitos vinculados às questões de gênero e sexualidades infantis, tematizando os preconceitos, os desconhecimentos, a questão da sexualidade na infância, bem como o papel da escola da infância na discussão e enfrentamento de questões vinculadas às sexualidades infantis. 
 
“Dialogando com os bebês na escola da infância: Por uma epistemologia da escuta dos bebês” é o tema do quarto Encontro, agendado para a quinta-feira, 25 de outubro, e ministrado pelas professoras Carmen Sanches (FE/UNIRIO) e Maria do Nascimento e Silva (SME/Niterói/UNIRIO). O Encontro tem como objetivo, discutir a educação dos bebês em ambientes coletivos, pensando a relação com os adultos, problematizando as interações entre os bebês e a produção cotidiana de relações educativas em diferentes tempos e espaços de acolhimento aos bebês. 
 
Cinema
 
No Segundo Eixo, a Biblioteca Parque abre sua histórica Casa para a exibição de filmes no programa “Imagens da(s) Infância(s): Outros nomes para a Infância”, que terá como tema as crianças e a pluralidade/complexidade do mundo infantil. 
 
Agendadas para os dias 09, 16, 23 e 30 de Outubro, sempre às 14h, a seleção dos filmes procura analisar a ampla e sensível produção cinematográfica que tematiza as infâncias e a pluralidade de questões que transversalizam e problematizam o seu estatuto contemporâneo, é hoje um rico e importante material imagético, conceitual e analítico para se pensar os diferentes modos de conhecer, perceber, compreender a(s) infância(s), bem como complexa existência/produção de contextos sociais e culturais nos quais as crianças se educam no contemporâneo. Após as exibições, acontece um debate com especialistas. 
 
Terça-feira, 09 de outubro – A pequena Miss Sunshine (EUA, 2006)
 
Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, o premiado filme norte-americano narra a jornada de uma família em uma velha Kombi, mostrando dinâmicas familiares e a saga da pequena Olive em busca e realizar o seu sonho de participar de um concurso de beleza infantil. 
 
Debatedoras Profª Drª Eloiza Gurgel(UERJ/\FFP) Doutora em Educação pela UNB e pesquisadora do Núcleo Polifonia (FFP/UERJ) e Profª Doutoranda em Educação Fabiane Florido(SME/Niterói/UNIRIO), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa da (s) Infâncias(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural(FFP/UERJ).
 
Terça-feira, 16 de outubro: O Menino dos cabelos verdes (EUA, 1948)  
 
Considerado um dos primeiros filmes a denunciar o preconceito e as formas de terror bélico, o longa dirigido por Joseph Losey é uma parábola sobre a crueldade da guerra e sobre a intolerância e as diferenças. O Filme retrata de maneira poética a luta contra a guerra e as opressões que desumanizam crianças e adultos nas sociedades contemporâneas.
 
Debatedora: Profª Drª Marcia Soares de Alvarenga (UERJ/FFP/PPGedu). Doutora em Educação pela UFRJ e pesquisadora do Núcleo Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da FFP/UERJ. E Profª doutoranda em Educação Rosana Ribeiro (SME/Niterói/PPFH/UERJ) e pesquisadora do Grupo de Estudos e pesquisas da(s) infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (FFP/UERJ).
 
Terça-feira, 23 de outubro: Filhos do Paraíso
 
O filme apresenta a vida cotidiana de uma família humilde iraniana, em especial, o drama de dois irmãos, Ali e Zahra, por conta de perda de um par de tênis. A trama narra os conflitos em torno de uma corrida na cidade, que tem oferece como prêmio, um par de tênis novo. 
 
Debatedor: Walter Filé (UFF/UFRRJ), Doutor em Educação pela UERJ e pesquisador do Grupo de  Estudos do cotidiano das crianças das classes populares. E profª Mestre em Educação Fabiana Pessanha (SME Niterói e Maricá), pesquisadora do Grupo de Estudos e pesquisas da(s) infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural.
 
Terça-feira, 30 de outubro: Abril despedaçado 
 
Dirigido por Walter Salles, o filme discute a pobreza e a violência do sertão brasileiro, por meio de disputas familiares em torno da honra e da posse de terras. No longa, o justiçamento pelas próprias mãos parece ser o instrumento de ação que coloca em cheque as dinâmicas sociais, bem como a luta cotidiana para preservar os valores da família, enquanto núcleo de poder.  
 
Debatedora: Marisol Barenco( FE/UFF). Doutora em Educação pela PUC/RJ, e pesquisadora do VER GRUPO E Nayara Alves Macedo, professora da Rede de Niterói e mestranda em Educação pelo PPGedu/UERJ. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural. 
 
 
Serviço
 
Curso
 
Questões contemporâneas que atravessam a educação da(s) infância(s) na contemporaneidade
Dias 05, 11, 18 e 25 de outubro (sexta-feiras à tarde)
Horário 14 às 17 horas 
 
Cinema
 
09 de outubro: A pequena Miss Sunshine (EUA, 2006)
16 de outubro: O Menino dos cabelos verdes (EUA, 1948)
23 de outubro: Filhos do Paraíso
30 de outubro: Abril despedaçado 
Horário 14h
 
Local: Biblioteca Parque de Niterói (Café Paris)
End: Praça da Republica s/n, Centro, Niterói
ENTRADA FRANCA