Geral

Prefeitura de Niterói prorroga inscrições para 16 vagas com bolsa de R$ 4 mil

A Prefeitura de Niterói prorrogou até o dia 6 de outubro as inscrições para o Programa de Trainees em Gestão Pública. Serão oferecidas 16 vagas e a bolsa auxilio será de R$ 4 mil. O candidato pode estar matriculado em qualquer curso de bacharelado ou licenciatura ou ter previsão de formatura até 31 de março de 2019. Não há limite de idade e podem participar moradores de todos os estados.

Os selecionados irão atuar na secretaria municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e em outros órgãos do município por até dois anos. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Rodrigo Neves recebeu em seu gabinete profissionais selecionados no processo seletivo de 2017.

“Nossa gestão vem buscando organizar a administração do Município, com planejamento estratégico, novos mecanismos e tecnologias e também profissionalizando a Prefeitura de Niterói, através de concursos e deste programa de trainee. A ideia é trazer jovens recém-formados que vão adquirir uma nova experiência e contribuir com uma visão mais arejada e inovadora”, explica o prefeito.

O objetivo do programa é formar novos gestores públicos a partir da seleção de profissionais com nível superior completo interessados em atuar no poder executivo municipal, colaborar na solução de desafios e ajudar no desenvolvimento de novas políticas públicas.

“No início da segunda gestão percebemos que precisávamos enxergar a Prefeitura com outro olhar, por isso a ideia de selecionar trainees. É uma das maneiras de inovar com o objetivo de que o cidadão tenha o melhor serviço. Queremos nos consolidar como um ‘governo-escola’ que possibilita o aprendizado em serviço”, afirma a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer.

Os interessados podem se inscrever no site www.inscricao.vetorbrasil.org. Elaborado em parceria com o Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos especializada no desenvolvimento de profissionais públicos, o processo seletivo incluirá provas on-line de múltipla escolha, entrevistas e prova discursiva sobre temas relacionados ao município. A Vetor será responsável pela pré-seleção dos candidatos por meio de avaliação de competências. A previsão é de que os novos trainees comecem a atuar em janeiro de 2019.

os trainees participarão também de atividades acadêmicas, entre elas aulas presenciais e on-line e palestras sobre temas relacionados à gestão pública. Ao final do programa terão que apresentar um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP) que poderá ser por meio de artigo acadêmico, manual de implantação de políticas públicas ou plano de metodologia sobre tema ligado à gestão pública. O edital completo está disponível no site www.seplag.niteroi.rj.gov.br.

Trainees – Selecionados no ano passado, dez trainees já atuam em projetos estratégicos da gestão, como o Niterói Mais Resiliente (medida de ajuste fiscal) e cidades inteligentes.“Eu trabalho monitorando e acelerando os projetos da Prefeitura nas áreas de Saúde e Assistência Social. Tem sido um aprendizado enorme, os desafios da gestão pública são muito interessantes porque são os desafios da democracia”, explica Sofia Mettenhein, graduada em Administração Pública e trainee do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE).

Lucas de Carvalho Turmena, que ingressou como trainee ano passado na Seplag, foi o coordenador do HackNit, a maratona tecnológica de Niterói, realizada em agosto deste ano. “Meu trabalho é ligado as áreas de inovação, sustentabilidade e cidades inteligentes. Tem sido uma oportunidade me envolver com projetos inovadores na administração pública. É um espaço de realizar projetos de grande impacto social”, conta Lucas, que se formou em Arquitetura e Urbanismo.

Foto: Luciana Carneiro 
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top