Geral

Niterói recebe o 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro

Cerca de 360 guardas municipais de 46 municípios do Rio e de diversos estados brasileiros participaram, na última sexta-feira (21), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, do 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro. O objetivo foi discutir a implantação de políticas específicas para mulheres nas Guardas Municipais.

Os debates abordaram temas como empoderamento feminino no âmbito das guardas municipais e o papel da mulher dentro das instituições. O evento foi aberto pelo secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, que enalteceu o trabalho das agentes. Ele destacou que pela primeira vez na história de Niterói, a GM tem como secretária operacional uma mulher, a major Íris Milena da Cunha Ramos.

A primeira-dama do Município, Fernanda Sixel, prestigiou o evento e parabenizou o desempenho das guardas femininas. “Para Niterói é um grande orgulho receber um evento desse porte, que veio pela primeira vez para o nosso estado. É muito importante que as guardas tenham essa oportunidade de debater e se unir, afinal elas merecem todo o nosso respeito e estão cada vez em maior número e em destaque”, disse Fernanda.

Katia Bastos, guarda municipal em Niterói e responsável pela realização do encontro na cidade, explicou que o evento cumpriu o seu papel de discutir a capacitação das profissionais e fortalecer o papel das guardas femininas. “A inserção da mulher na área da Segurança Pública e o empoderamento e a participação nos diferentes setores das guardas é um grande marco. Queremos mostrar, cada vez mais, a valorização e o trabalho das guardas”, explica Kátia.

Uma das mulheres que também já exerce papel de comando dentre as guardas, a comandante da GM do Rio de Janeiro, Tatiana Mendes, destacou o importante papel da mulher em ações operacionais e preventivas. “O empoderamento feminino está cada vez maior e além de ações preventivas, as agentes se destacam em várias áreas com muito comprometimento, determinação e altivez”, observou a comandante.

A inspetora Elen Melo, da Guarda Civil Municipal de Belém do Pará, conta que cada vez mais mulheres estão entrando na corporação e atuando em diversas funções. “Em Belém, nos quadros femininos, constantemente buscamos melhorias. Hoje as mulheres da nossa Guarda estão inseridas nos grupamentos táticos e operacionais. Temos mulheres presentes em todos os locais”.

Fotos: Luciana Carneiro 
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top