Educação

Alunos da E.M. Júlia Cortines assistem concerto didático

Cerca de 500 alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal de ensino de Niterói participaram, na última quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes da E.M. Júlia Cortines, de mais uma edição do projeto “Tocando com a Polícia Militar – Concerto Didático”. Os estudantes assistiram à apresentação da banda da PM, que tocou diversas canções da Música Popular Brasileira como “Assim Caminha a Humanidade”, “Aquarela do Brasil”, além de trilhas sonoras de diversos filmes.

O projeto, fundado em 2010, é resultado de uma parceria da Fundação Municipal de Educação (FME) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com a Polícia Militar, e conta com a participação de 25 integrantes da Companhia Independente de Músicos da PM. A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou a necessidade de se criar estratégias que permitam a inserção da música no planejamento escolar. “É preciso valorizar o contato da criança com essa forma de linguagem. Pesquisas apontam que a música facilita a concentração, desenvolve o raciocínio além de promover o equilíbrio do aluno”, afirmou.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a finalidade social do projeto é importante para os alunos e suas famílias. “Além de permitir diversas experiências no campo da prática musical, o curso contribui o processo de inclusão e até mesmo ascensão social dos nossos alunos na sociedade”, destacou Bruno.

Segundo o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, professor José Henrique Antunes, a iniciativa contribui também para aproximação do profissional de segurança do universo escolar. “Além do aprendizado dos instrumentos, o programa ajuda a desenvolver o gosto pela arte e aumenta o repertório musical das nossas crianças”, ressaltou Henrique.

O projeto “Tocando com a Polícia Militar” funciona semanalmente nas escolas Adelino Magalhães (Engenhoca) e Ayrton Sena (Morro do Estado). Durante as aulas, ministradas por músicos da PM, os alunos aprendem sobre a teoria, harmonia e a prática instrumental. Alguns estudantes já se apresentaram com a Banda Sinfônica da Polícia Militar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também nos desfiles de sete de setembro.

Fotos: Divulgação

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top