Cidades

De sexta a domingo, Campo de São Bento comemora 110 anos com feira belga

De sexta a domingo, Campo de São Bento comemora 110 anos com feira belga

Festa, que começa nesta sexta-feira (21), também marca início de mais um projeto de plantio de mudas na cidade

O Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento, comemora os seus 110 anos a partir desta sexta-feira (21), com a feira Niterói-Bélgica. Até domingo (23), atrações culturais e gastronômicas se reunirão em uma programação dedicada a relembrar as histórias do principal parque público da cidade, projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans.

Durante os três dias de feira, realizada pela Prefeitura de Niterói e pelo Consulado Belga, a gastronomia vai ficar por conta do Pedal Gourmet, com comidinhas brasileiras e belgas. Para os pequenos, vai ter Teatro dos Smurfs (a franquia foi criada pelo belga Pierre Culliford) nos dias 22 e 23, às 13h. Também no sábado e domingo, um selo belga e um selo niteroiense de cerveja oferecem workshops de produção da bebida, às 15h30. Estão programadas atrações musicais para a sexta, sábado e domingo. Na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, serão expostas fotos antigas do acervo de Memórias do Divisão de Documentação e Pesquisa (DDP). Artistas plásticos também foram convidados para pintar, em tempo real, banners fixados no gradil do Campo.

Árvore Símbolo – Amanhã (21), na data celebrada como Dia da Árvore, durante a abertura da feira, às 15h, Niterói planta sua árvore símbolo: o Cambuí. O plantio dá o pontapé inicial ao projeto Verde Que Te Quero Ver, que vai disponibilizar em ruas e áreas de parques, como o Campo de São Bento e os Hortos (Fonseca, Barreto e Itaipu), 240 mudas de árvores listadas como espécies ameaçadas de extinção. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a operadora de telefonia Claro.

Campanha fotográfica – Ainda está no ar a campanha #OCampoFaz110, que convida os niteroienses a compartilhar fotos de memórias no parque. Para participar, basta mandar as imagens para o [email protected] ou postar, no Instagram, com a hashtag #OCampoFaz110. Até o momento, o projeto já recebeu mais de 300 fotos. O regulamento completo está disponível em: www.niteroi.rj.gov.br/downloads/campo110.pdf. As fotos serão exibidas durante os dias da Feira Belga no telão.

Consulta pública – Desde o final de agosto está no ar uma consulta pública sobre o Campo de São Bento. Até o dia 30 de setembro, a população pode opinar sobre as melhorias que almeja para o parque, através do link https://consultas.colab.re/consultacsb.