Cultura

“Construindo Pontes” é a atração deste mês no Cine Nikiti

O cineclube CineNikiti, do Solar do Jambeiro, exibe em sua edição de setembro, o filme “Construindo Pontes” (2018), uma autobiografia cinematográfica que narra a relação da cineasta Heloisa Passos com seu pai, em meio ao cenário político do regime militar no Brasil. O filme acompanha pai e filha redescobrindo o período, que para o pai, engenheiro, foi tempo de oportunidades de trabalho, e, para a filha, um tempo de repressão. A entrada é franca e a classificação indicativa, livre.
Heloisa é filha de Álvaro, um engenheiro civil que viveu o auge de sua carreira trabalhando em grandes obras públicas durante a ditadura militar no Brasil, a qual chama de revolução. No entanto, o momento que para ele foi uma oportunidade de mostrar seu trabalho, para outros, como para sua própria filha, foi um tempo marcado pelo autoritarismo. Ela é uma mulher de esquerda que enxergava a ditadura pelos olhos dos torturados e não pelos olhos do “Milagre Econômico”. Agora, entre memórias do passado e um futuro incerto diante da atual instabilidade política no País, pai e filha procuram outras formas de enxergar o mundo.
Construindo Pontes” é um documentário que acompanha essa relação a partir dos olhos dela. Traz imagens de arquivo de família e apresenta debates acalorados sobre algumas questões. Ele defende Sérgio Moro, ela acredita numa Lava Jato parcial, que só tenta impedir a candidatura de Lula em 2018. Em tese, seria uma obra que só interessaria o círculo próximo à diretora. Acontece, que a obra está sendo lançada e absorvida em um período específico da vida política e social do Brasil, em que as posições estão muito polarizadas. Assim, é muito fácil se identificar com a relação presente em cena.
Serviço
Cine Nikiti: Construindo Pontes
Data: 19 de setembro, quarta-feira
Horário: 18h
Duração: 73min
Classificação indicativa: Livre
Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói
ENTRADA GRATUITA
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top