Cultura

Espetáculo que debate a realidade da mulher entra em cartaz no Solar do Jambeiro

Espetáculo que debate a realidade da mulher entra em cartaz no Solar do Jambeiro
Neste mês de setembro, o Solar do Jambeiro abre as portas para a temporada do espetáculo “Ser ou não ser… e o nada”, realizada pelo Coletivo Bichos de Teatro e que tem a direção de Andréa Terra. Sempre às sextas e sábados, às 19h, a peça procura investigar os discursos que constroem as identidades de gênero e a noção de feminino na sociedade. Os ingresso custam R$40,00 (inteira) e a classificação indicativa é de 16 anos.
“Ser ou não ser… e o nada” investiga e comenta a realidade da mulher na sociedade de hoje. O quanto elas são construídas pelo olhar do outro, como reproduzem e perpetuam a opressão intragênero e a maternidade enquanto escolha, são alguns dos temas propostos. Construída com o olhar voltado para a imagem simbólica do casarão do Solar, enquanto representação dos valores patriarcais estruturantes da sociedade brasileira dos séculos passados, a peça dialoga diretamente com o ambiente no qual será encenada.
Dirigida por Andréa Terra e contando com a historiadora, atriz e performer Amanda Calabria na função de provocadora teatral, a peça traz em seu elenco, três atrizes de realidades bem diferentes entre si: Cecilia Terrana, Nathalia Bunahum e Sam Jones.
Segundo a diretora, “Ser ou não ser… e o nada” é uma criação coletiva. “Mulheres ocupando todas as funções na produção, inclusive na dramaturgia – escrita por todas as nossas mãos e inscrita em nossos seres – elaborada a partir das experiências de todas as artistas envolvidas: as presentes e aquelas que nos precederam. Mulheres múltiplas, de várias idades e origens, trançando suas histórias de ser e não ser”, completa Andrea Terra.
Sobre a Companhia
O Coletivo Bichos de Teatro é um centro de pesquisa em artes cênicas, uma sociedade artística – formada por atores, produtores e pesquisadores – que prima por fomentar a cultura e desenvolver ações sustentáveis em arte, atuando há 03 anos, com sede no município de Niterói. O coletivo é composto por artistas envolvidos em causas sociais e debatedores de questões urgentes à nossa sociedade: direitos civis, questões relativas a gênero, discriminações a todos os tipos de minorias, a militância negra, a violência contra a mulher e outros.
Ficha Técnica
Direção Andréa Terra
Dramaturgia Coletiva
Provocadora teatral Amanda Calabria
Elenco Cecilia Terra, Natália Bunahum e Sam Jones
Direção de arte Mayra Barroso
Arte gráfica Karina Mills
Produção executiva Coletivo Bichos de Teatro
Serviço
Teatro: “Ser ou não ser… e o nada”
Datas: de 07 a 29 de setembro, sextas e sábados
Horário: 19h
Ingresso: R$40,00 (inteira)
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói