Cultura

ENTREARTES ocupa Sala Cultural Leila Diniz

ENTREARTES ocupa Sala Cultural Leila Diniz

A Sala de Cultura Leila Diniz abre suas portas, de 5 a 28 de setembro, para a 5ª edição do ENTREARTES, evento que sempre mescla nomes conhecidos com inéditos da arte, e movimenta, desta forma, a cena cultural niteroiense. Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias e com apoio da Secretaria de Cultura de Niterói/ FAN – esta edição conta com os artistas Duda Oliveira, Gloria Marchesini, Maria Lucia Maluf e Widimar Ligeiro.

Além de apreciar as obras destes quatro artistas, o público vai poder, ainda, desfrutar das belezas dos jardins inspirados no paisagista Roberto Burle Marx.

A escultora Duda Oliveira já é conhecida do ENTREARTES. Esta é a terceira vez consecutiva que participa do evento. Além dela, o lighting designer Widimar Ligeiro, em sua primeira exposição, e as artistas visuais Maria Lucia Maluf e Gloria Marchesini completam o time. Durante o período de exposição, os participantes vão ministrar palestras e oficinas temáticas abertas ao público.

Sobre os artistas:

 A escultora Duda Oliveira

A escultora e advogada ambiental, mais uma vez se inspirou nas causas que acredita para criar suas peças, lançando a exposição “O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir”. Uma mistura das expressões dos humores e das contrações estéticas do corpo da mulher com alguns arquétipos femininos de personalidades que admira como Maria Callas, Nina Simone e a própria Simone de Beauvoir. A artista apresenta releituras, com figuras inacabadas, que trazem performances, destacando a mulher em suas diversas representações sociais.

Duda Oliveira

A artista plástica Gloria Marchesini

Estreante no ENTREARTES, a artista une duas de suas paixões: a escultura e o paisagismo, apresentando lindas esculturas, além de telas em sua exposição, expressando, por meio da arte, suas emoções. Ela destaca a importância do projeto ENTREARTES como reconhecimento dos artistas e projeção da arte à sociedade.

Gloria Marchesini

A artista plástica Maria Lucia Maluf

Mais uma estreante no ENTREARTES, mas com um amplo currículo de exposições, Maria Lucia Maluf traz a exposição “Hostil/Sedutor”, onde apresenta o alfinete, como elemento principal, mostrando sua dualidade, em dez obras onde faz montagem do objeto em tela sob acrílico.

Maria Lúcia Maluf

O lighting designer Widimar Ligeiro

Após 30 anos criando luminárias, o arquiteto e lighting designer entra em um novo viés, estreando não só no ENTREARTES, mas em exposições com sua coleção intitulada “Luz in Cena”. São luminárias decorativas e esculturas luminosas desenhadas por ele, exclusivas, algumas inclusive inéditas, para uso indoor e outdoor, e com possibilidade diversificada de aplicações.

O ENTREARTES é um projeto itinerante e já ocupou diferentes espaços da cidade de Niterói: a sua primeira edição foi realizada em um Galpão na Ponta D’Areia; depois, o local escolhido foi o Solar do Jambeiro; na sua terceira edição o projeto foi realizado no Plaza Shopping; na quarta, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em homenagem aos 25 anos de Rodrigo Saramago. Os artistas que participaram das edições anteriores foram: Rodrigo Saramago, Paula Paes Leme, João Paes Leme, Rudi Sgarbi, Desirée Bruver, Roberta Dacosta, Duda Oliveira, Leila Chaves, Sylvia Coelho e Valéria Fredo.

SERVIÇO:

5º ENTREARTES – Coletivo de Artes – Setembro de 2018

Sala de Cultura Leila Diniz

Período de visitação: 05 a 28 de setembro de 2018

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Local: Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói – RJ

Entrada Gratuita