Esportes

Niterói recebe etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana

 

A Praia de Charitas, em Niterói, será a capital da canoagem no próximo domingo, dia 5. Cerca de 600 competidores, de todo o estado, vão participar da 3ª etapa do 10º Campeonato Estadual de Canoa Havaiana do Estado do Rio. O evento é organizado pela Federação de Canoas Havaianas (FCHRJ), presidido por Hélio Teixeira, que também comanda o Clube Niterói Hoe.

 

Charitas é o maior pólo de canoas havaianas do Estado do Rio, com cinco grandes clubes, sem contar com os dois que ficam na praia ao lado, São Francisco. Nas competições de domingo, são esperadas mais de três mil pessoas na praia, entre atletas, parentes, torcedores e moradores de Charitas e São Francisco.

Todo o percurso vai acontecer em águas abrigadas, entre Charitas, São Francisco e Icaraí. Os competidores, em diversas categorias, vão até as proximidades do Museu de Arte Contemporânea (MAC) com todas as condições de segurança – garante Hélio Teixeira.

Divulgação

Os atletas e torcedores terão uma grande infraestrutura, que inclui o estacionamento subterrâneo de Charitas, com capacidade para 400 veículos. Serão premiados os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas 14 categorias das provas. O credenciamento começa às 8 horas. Às 8h30m haverá um briefing geral e a primeira prova começa às 9h com a categoria máster 60, com percurso de seis quilômetros. A prova de maior percurso (Open masculino, misto e feminino) começa às 14h, com 12 quilômetros.

Além da competição em si, os atletas e torcedores poderão desfrutar de várias opções de lazer e gastronomia em Charitas. Existem vários quiosques ao longo da praia. Após os quiosques, está o campo de pouso de parapentes e o local onde diversos aficionados praticam o aeromodelismo. Na gastronomia, a Cantina Domenica, antigo Bar Itália (massas e música ao vivo à tarde), Siri (frutos do mar), Verdanna Grill (churrasco) e Chalé (pratos variados).

A canoagem, segundo Hélio Teixeira, é o esporte que mais cresce em todo o estado. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e sexo, como é o caso da cabofriense Luane Ferreira, que coleciona títulos e é uma apaixonada pelo esporte: “Nas canoas é possível contemplar lindas imagens que expressam o resultado de dedicação. É o suor, desafios e alegrias de pessoas comuns que encontraram neste esporte um modo de vida simples e eficaz porque podem chegar mais longe com o esforço de seus próprios braços e dos amigos que compartilham a mesma canoa” disse Luane, que estará domingo em Charitas competindo ao lado dos atletas do Clube Náutico de Cabo Frio.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top